Total de visualizações de página

sábado, 15 de outubro de 2011

Professor: Monumento venerável

O conhecimento é algo, comumente visto, como irresistível. É algo que, para ser alcançado, necessita de disciplina, interesse e, sobretudo, de instrutores competentes. No conhecimento planejamos um futuro melhor, questionamos um passado duvidoso e realizamos um presente progressista. O "conhecer" é uma dádiva da sabedoria, algo revelado a poucos. Ser sábio não é ser inteligente! Inteligência é algo um pouco exato demais para caber no contexto de sabedoria que, por sua vez, é algo mais profundo e se encaixa além da percepção, onde somente olhos "capacitados" podem enxergar. Em toda essa estrutura sólida que envolve o conhecimento sou mais um peregrino. Essa estrutura é uma Torre enorme onde muitas vidas escalam para descobrir o "oculto".  E nessa escalada rumo ao conhecimento temos guias fabulosos que são, acima de tudo, mestres na arte de ensinar. Por sinal essa arte de ensinar é algo tão magnifico que atravessa tempos, Eras. Em todas as sociedades formadas no Mundo, houve um "professor". A profissão mais antiga que consiste em ensinar é algo que jorra conhecimento e, consequentemente, prepara os caminhos e os passos para o progresso.
Nesse dia 15 de outubro o calendário dá ênfase a uma data que homenageia esses seres encarregados dessa missão sacerdotal de ensinar. Uma homenagem que vem em sentido figurado e mascarado, porque o que fazem com os nossos Mestres é algo criminoso. Sei que a minha homenagem aqui é algo superficial que não alcança nem metade do que deveria ser feito em prol dessas criaturas que eu, em minha particularidade, considero divinas. Porém não vi destaque algum durante essa semana sobre o tema. Infelizmente muitos aprendizes tendem a cair nessa ilusão de abandonarem seus mestres. O professor não é santo, mas é um ser a caminho da canonização. Estão na Terra para ser instrumento de conhecimento, formador de homens e mulheres do futuro. E essa ingratidão se reflete nas vidas que se perderam e, consequentemente, na desvalorização da profissão.
Vejo a tristeza nos olhos dessas pessoas que assumem o martírio de ensinar quando são obrigados a interromper suas atividades para reivindicar um reconhecimento maior. Infelizmente parece que nosso País ainda não se deu conta de que a Educação é o desenvolvimento que todos almejam. Enquanto tivermos pessoas no Poder que nunca, ou quase nunca, frequentaram o cotidiano de uma escola ou descobriram que o conhecimento é irresistível e que, por isso, quem se encarrega dessa missão merece reconhecimento, estaremos muito, muito distante da essência de desenvolvimento.
Contudo eu venho aqui revestido de minha humildade escrever, para meus amigos leitores que fazem a caridade de ler meus rabiscos, que deixo a minha gratidão a você professor. Além de te parabenizar pelo seu dia, que aliás é todo dia, pois a todo momento é hora de aprender, quero agradecer por todos os métodos que usastes para prender minha atenção. A vocês "tias"de outrora e a vocês "fessores" de sempre, a minha singela homenagem pois vocês sempre foram, ainda são e sempre serão "Monumentos Veneráveis". Feliz Dia do Professor.
Johnata Augusto Rodrigues Amado de Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário