Total de visualizações de página

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Ensino Religioso nas escolas



Entrevista com o André, 2° período de Jornalismo na UBM. O tema foi Ensino Religioso nas Escolas, matéria que saiu no Programa Comunidade Alerta, na Rádio Sul Fluminense AM 1390, no dia 21/10/11.


Tempo da entrevista- 45 segundos
2° André: Johnata: André, as suas aulas de ensino religioso contribuíram de alguma forma para a sua vida?
André: Com certeza contribuiu. Contribuiu para a minha formação moral como pessoa. É os valores cristãos, eles regem a minha vida, eu tento que eles venham a reger, no sentido solidariedade, de atenção com o próximo, de respeito.
Johnata: Mas vocês estudavam assim, alguma religião especifica ou abrangia, assim, um geral?
André: No Ensino Fundamental abrangia, basicamente, o catolicismo, porque o colégio que eu estudava era um colégio católico, de freiras. Agora já no ensino médio foi um professor já leigo, então ele abordava várias religiões.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Entrevista com Edurne, 2° período de Jornalismo UBM

Tempo da entrevista:  1 minuto e 42 segundos
1° EDURNE- Johnata Augusto: Edourne, como foi o seu encontro com a matéria de Ensino Religioso?
Edourne: Eu tive no meu Ensino Fundamental e eu cheguei a aproveitar, o professor era bacana, ele falava de um modo geral. Mas eu tive problemas com os professores também porque no Colégio a gente tem todo tipo de religião e o professor, se eu não me engano, era evangélico, ele meio que queria impor, sabe, a crença dele pros outros. Então essa questão do Ensino Religioso é um pouco delicada porque, como eu já disse, dentro de uma sala de aula existem vários tipos de crenças, tem pessoas que são evangélicas, católicas, busdistas, umbandistas. É delicado, essa abordagem tem que ser bem estudada.
Johnata: Mas você teve, pelo menos, algum aproveitamento do curso, porque a gente não estuda, assim, a religião em si, mas sim algumas histórias da religião. E essas histórias trouxe algum aproveitamento pra você? Teve alguma importância?
Edurne: Com faz muito tempo que eu tive, no Ensino Fundamental, assim, foi, mas eu não me lembro de ter estudado história da religião, nem nada assim não. Eu acho que o meu professor chegava e falava mais de um aspecto geral, do posicionamento de uma pessoa com a outra, essa questão né, de como tratar o próximo. Porque eu acho que isso tem em todas as religiões e todas as crenças. E no Ensino Médio eu tinha esse projeto (Ensino Religioso), mas a gente ficava de tempo vago, num tinha essa aula. Então tive um professor de Filosofia que era judeu e, ele sim, falou das religiões, era bacaninha até. Ele meio que falava mais da religião dele, da questão dele ser judeu, mas era interessante, eu aprendi bastante com ele. 
-----------------------------------------------------------------------------------------------


Entrevista com Dona Zezé, líder Espiritual. Espirita segundo Allan Kardec.

Tempo 1 Minuto e 53 segundos

4° Zezé: Johnata: Bom então eu estou aqui com a Dona Zezé, dona Zezé que é representante do Espiritismo, do Kardecismo. E eu vou perguntar para ela agora sobre esse nosso tema do Ensino Religioso nas escolas, e a opinião dela sobre o assunto. Dona Zezé, como a senhora vê esses métodos religiosos sendo aplicados nas escolas?
Zezé: Eu acho muito bom. Mas do Espiritismo, somente Allan Kardec.
Johnata: E assim, é de grande importância para as crianças, para os alunos, ou a senhora acha que gera um conflito entre família e aluno no aprendizado dessas doutrinas?
Zezé: Ah, eu acho num é muito bom porque vai gerar conflito, viu? Com a família. É deixar como está.
Johnata: A gente esteve conversando aqui e a senhora falou que é acima dos 14 anos...
Zezé: Só de 14 anos pra cima que pode, de 14 anos pra baixo não pode.
Johnata: Entrar numa religião?
Zezé: Pra entrar nessa religião Allan Kardec.
Johnata: E quanto assim, por exemplo, aos alunos que tem uma doutrina, já de cria da família, da cultura da família, a senhora acha que elas podem ser influenciadas por essas religiões ensinadas na escola?
Zezé: Pode ser influenciada sim, ensinada na escola.
Johnata: E para finalizar então com a senhora dona Zezé, como a senhora acha que deveriam ser preparados os professores pra dar aula de Ensino Religioso nas escolas?
Zezé: Eu acho que os professores, para dar aula de religião na escola, tem que ser uma pessoas muito preparada, muito educada. Que alguns professores hoje nem tem religião e deixa a desejar.
Johnata: E o curso de teologia só, por si só, ele cobriria essas necessidades desses professores?
Zezé: Ah cobre, esse curso cobre sim, teologia.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

-----------------------------------------------------------------------------------------------



Entrevista com Sonia Aparecida, atendente comercial, mãe de dois filhos, moradora do bairro Monte Cristo

Tempo da entrevista- 47 segundos

3° Sônia: Johnata: Bom então prosseguindo com nosso tema do Ensino Religioso nas escolas, eu tenho aqui uma mãe de dois garotos que também estão nessa fase escolar e passam por essa matéria de Ensino Religioso. Sônia Aparecida, a sua opinião sobre o Ensino Religioso nas escolas, você acha que é válido os seus filhos na escola aprenderem sobre o Ensino Religioso?
Sônia: Sim, é válido!
Johnata: E no seu ponto de vista, como você vê essas instruções nas escolas?
Sônia: Ah, eu acho que, sei lá, os alunos iam respeitar um aos outros, iria ter Deus mais perto deles, ia ter Deus mais consigo né? Então por isso eu acho que seria válido.
Johnata: E os seus filhos, eles gostam dessa matéria?
Sônia: Gostam, graças a Deus, lá em casa nós todos somos muito religiosos.

------------------------------------------------------------------------------------------------


Entrevista com o professor Alexsander Ferreira, professor de História e Geografia do colégio Barão de Aiuruoca

Tempo- 3 Minutos e 22 segundos
Professor Alexsander: Johnata: Na seqüência então de nossa matéria sobre o Ensino Religioso nas Escolas, eu tenho a oportunidade de conversar agora, com o professor Alexsander Ferreira Santos, que é professor do Colégio Estadual Barão de Aiuruoca e leciona História e Geografia. Primeiramente professor, eu queria fazer um comentário com o senhor sobre a Constituição que trata dessa matéria durante o ano letivo dos alunos de ensino médio e fundamental, e tem um artigo que afirma que o Ensino Religioso é parte integrante da formação básica do cidadão. O Senhor concorda com isso?
Alexsander: Sim, concordo. Porque hoje em dia não é inteligente formar apenas a parte teórica, é necessário formar um espírito, é necessário formar um novo cidadão que vá transformar a sociedade. E por isso o Ensino Religioso, com seus valores, com suas visões de fé, visões de um mundo melhor, é parte integrante desse cenário todo.
Johnata: Então tanto como pai e também como professor, para os seus aluno e para os seus filhos essa disciplina só vem para acrescentar para a formação pessoal e também profissional, dos seus alunos e dos seu filhos, não é professor?
Alexsander: Sim, perfeitamente. Porque no mundo em que nós vivemos hoje, onde a competição, onde o individualismo e onde o egoísmo estão imperando é necessário que nós voltemos aos valores principais, como solidariedade, a amizade, o respeito, o amor, para que a gente não viva num mundo estéril, num mundo apenas da tecnologia. Tecnologia é importante sim, mas eu acho que os valores primordiais do ser humano tem que ser levado em consideração e tem que ser difundidos e multiplicados. Por isso que o Ensino Religioso é de extrema importância.
Johnata: E qual é a prioridade do Ensino Religioso aqui no Colégio Barão de Aiuruoca? Para que área ele é mais voltado, a gente não tem, assim, uma doutrina especifica, não é verdade? Então qual área ele (Ensino religioso), Abrange aqui no Colégio Estadual Barão de Aiuruoca?
Alexsander: A nossa realidade aqui, nós procuramos é, ministrar os valores, não necessariamente, direcionando a uma ou outra denominação religiosa.Entendemos que Deus é o principal. Deus é o amor. Então por isso nós procuramos passar sempre os valores principais de cada uma delas, o que de melhor destaque, o que melhor possa fazer construir o cidadão que vá transformar, que vá ser um elemento de diferença positiva na sociedade. É isso que nos interessa.
Johnata: E com essa diversidade religiosa, cada família cria seu filho de acordo com a sua doutrina, tem pessoas que nem mesmo tem uma crença, isso não causaria um impacto quando o aluno entrasse na escola e aprendesse sobre esses valores, entre o aluno e a família?
Alexsander: Não, não, porque os nosso professores aqui eles são preparados para isso. Então os assuntos são abordados de modo bem sutil, de modo que vise a resgatar e a integrar esse aluno, mesmo de outra religião, ou mesmo que não tenha religião nenhuma, ao nosso contexto, a nossa realidade. Volto a repetir, é importante para nós, é que esse aluno retenha os valores que vão fazer dele um cidadão que vá fazer diferença na sociedade. Por isso o Ensino Religioso acaba tendo essa relevância toda.

---------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário