O novo milênio começou com a inovação da tecnologia a favor da natureza. Preocupados com a preservação do meio ambiente e, consequentemente, com a fonte de vida: água. Foi criado em 2002 o conceito de pegada hídrica, que serve como um indicador da quantidade de água gasta na fabricação de produtos e consumida pelas pessoas, não apenas de forma direta (quando abrimos uma torneira), mas também indireta (quando compramos uma roupa ou tomamos um café). Nas medidas, a pegada revelou que para preparar o arroz para o almoço, 2.500 litros de água foram gastos. Já a carne traz um número absurdamente maior: são exatos 15.400 litros de água por cada quilo. Imagine o que não seria gasto num churrasquinho do fim de semana?
Nestes casos a “conta” considera o volume de água usado para produzir algo desde a extração da matéria-prima até as mãos do consumidor. A Pegada Hídrica também vale para países. Na média anual, os norte-americanos têm uma pegada de 2.482 m³ . O Brasil contabiliza uma média 1.381 m³ . Aqui 5% são de consumo doméstico e 95% referentes ao consumo de produtos industriais e agrícolas.
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