Total de visualizações de página

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Destaques do Dia/O seu boletim informativo 1ª Edição

A população brasileira chegou a 195,2 milhões de habitantes em 2011, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada hoje  pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As pessoas com 60 anos ou mais de idade já representam 12,1% da população total. A Pnad 2011 confirmou a tendência de envelhecimento da população brasileira. Em relação a 2009, o número de brasileiros com 29 anos ou menos diminuiu, enquanto aqueles com 30 anos ou mais aumentaram. De acordo com o IBGE, 23,3% da população tinham até 14 anos em 2011, 16,9% de 15 a 24 anos e 47,8% entre 25 e 59 anos. 
----------------------------------------------------------------
A greve dos Bancários deflagrada essa semana em todo o país causou transtorno para os moradores da região. Em Volta Redonda a adesão foi maior e fechou agências dos principais centros comerciais. Em Barra Mansa até ontem algumas agências ainda permaneciam abertas. Já a greve dos Correios, também deflagrada essa semana, ainda não atrapalhou os usuários da região. O serviço de Sedex foi suspenso somente em alguns estados e a adesão acontece de forma gradativa.
-------------------------------------------------------------
Já passou de 1 milhão de reais o total de multas aplicadas pelo Tribunal Regional Eleitoral,  TRE do Estado do Rio, aos candidatos que exibiram propaganda eleitoral irregular no Estado. O valor corresponde à soma dos 161 casos julgados com parecer contrário aos recursos dos réus punidos em decisões de primeiro grau. Até agora, os municípios que mais registraram propaganda irregular foram: Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Campos dos Goytacazes e Belford Roxo. O desembargador Luiz Zveiter, presidente do TRE, orientou os juízes eleitorais responsáveis pela fiscalização da propaganda eleitoral em todo o Estado que solicitem às companhias de limpeza urbana a retirada das propagandas eleitorais irregulares após 22 horas. O desembargador quer inibir a massificação da propaganda por cavaletes e placas.
---------------------------------------------------------------
Os brasileiros estão cada vez mais estressados com sua vida profissional. De acordo com um levantamento da Regus, que consultou 16 mil trabalhadores de todo o mundo, 41% dos colaboradores do País afirmam estar mais estressados neste ano do que no ano passado. E o pior, é que motivos para isso não parecem faltar. Segundo a pesquisa, o trabalho, as finanças pessoais e os clientes são alguns dos problemas citados pelos entrevistados. E ao que parece, os trabalhadores das pequenas empresas estão entre os consultados que mais sofrem do problema. 
---------------------------------------------------------------
A Comissão da Verdade vai investigar a chamada Operação Condor, suposta aliança, nos anos 70, envolvendo as ditaduras militares do Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Bolívia para vigiar e eliminar opositores. Integrantes da Comissão formalizaram a criação de um grupo de trabalho específico para tratar do assunto. 
----------------------------------------------------------------
O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve em Volta Redonda nessa semana acompanhado do Secretário Estadual de Saúde, Sérgio Cortês, para visitar o Hospital Regional. Cortês já esteve no hospital pelo menos duas vezes, mas é a primeira vez que Padilha veio até a cidade para ver a unidade. A visita do ministro foi articulada pelo prefeito da cidade, que é presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraíba. Com a presença de Padilha, a expectativa é que mais um passo importante seja dado para que o Hospital Regional entre em funcionamento.
 ---------------------------------------------------------------------
 Um ano depois de a Anvisa ter proibido a fabricação e a importação de mamadeiras que continham Bisfenol A em sua composição, um estudo associou a presença da substância no organismo de crianças e adolescentes com um risco maior de obesidade. O Bisfenol aparece no plástico de garrafas e de embalagens de alimentos. Ele também é muito usado em revestimento de latas, como as de enlatados e de refrigerantes. Na avaliação foi detectada a presença de bisfenol na urina das crianças e dos adolescentes que foram voluntários na pesquisa. As que tinham menos índice do composto na urina, apresentavam um menor grau de obesidade se comparado aos que tinham mais bisfenol na urina.
---------------------------------------------------------------------
O meia Ganso será do São Paulo pelos próximos cinco anos. Depois de uma longa negociação, o clube acertou a contratação do jogador junto ao Santos, que vai receber 23,9 milhões de reais, um pouco mais do que os 45% dos direitos econômicos que possuía. Ganso assinou a rescisão e o novo contrato pouco antes da uma da madrugada de hoje e logo após o nome e a foto dele já não constavam mais no site oficial do Santos, na relação do elenco principal. No São Paulo, Ganso usará a camisa 8, que pertence a Fabrício, volante que teve uma lesão séria no joelho e só voltará a jogar ano que vem.
 -----------------------------------------------------------------
Na última etapa da Fórmula 1, em Monza, Sebastian Vettel sequer cruzou a linha de chegada. Nesta sexta-feira, porém, o atual campeão mostrou que está disposto a voltar ao topo. Nos dois treinos livres para o GP de Cingapura, dominou a pista com o melhor tempo. A segunda atividade foi marcada por uma curta interrupção quando o brasileiro Bruno Senna bateu no muro com sua Williams. Apesar de não ter sido um acidente grave, o carro foi rebocado e a bandeira vermelha paralisou o treino. Jenson Button, da McLaren, ficou com o segundo melhor tempo no treino de hoje e Fernando Alonso, líder do campeonato com a Ferrari, cravou a terceira melhor marca. Felipe Massa foi o nono melhor do dia, e Bruno Senna foi apenas o 17º.  O treino classificatório está marcado para amanhã, às 10h de Brasília.
 ----------------------------------------------------------------
A população brasileira chegou a 195,2 milhões de habitantes em 2011, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada hoje  pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As pessoas com 60 anos ou mais de idade já representam 12,1% da população total. A Pnad 2011 confirmou a tendência de envelhecimento da população brasileira. Em relação a 2009, o número de brasileiros com 29 anos ou menos diminuiu, enquanto aqueles com 30 anos ou mais aumentaram. De acordo com o IBGE, 23,3% da população tinham até 14 anos em 2011, 16,9% de 15 a 24 anos e 47,8% entre 25 e 59 anos. 
-----------------------------------------------------------------
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse nesta quinta-feira, em São Paulo, que o governo pretende criar um órgão para ampliar a fiscalização sobre as universidades privadas. O trabalho de regulação e fiscalização é hoje feito por uma secretaria e a ideia do Ministério da Educação (MEC) é criar uma autarquia para ampliar o trabalho. A intensificação da fiscalização é importante, segundo o ministro, porque tem crescido o número de matrículas financiadas pelo governo por meio de programas como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Programa de Financiamento Estudantil (Fies). De acordo com o ministro, o projeto já foi encaminhado para o Congresso Nacional e ainda está acontecendo o diálogo com as instituições.
 ------------------------------------------------------------------
Dados do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro divulgados hoje mostraram que, de janeiro a agosto deste ano, houve queda no número de homicídios, roubo de rua e saidinha de banco. Por outro lado, subiu a incidência de latrocínio (roubo seguido de morte), roubo de veículos e à residência. Houve ainda aumento na quantidade de prisões, apreensão de menores, armas e drogas. A quantidade de homicídios dolosos (quando há intenção de matar) caiu 8,6%, de janeiro a agosto desse ano, em relação a igual período do ano passado. Foram registrados 2.954 assassinatos no Estado no período, contra 2.699 em intervalo equivalente de 2011. Embora o balanço destaque a queda do número de homicídios no Estado, na Região o número de crimes como homicídio continua alto. Só nesse mês de setembro 8 homicidios foram registrados em Resende e 6 em Volta Redonda. Em Barra Mansa, somente na ultima quarta-feira tivemos o registro de dois homicídios. Além disso, em Vassouras um candidato a vereador sofreu uma tentativa de homicídio. 
---------------------------------------------------------
A presidente Dilma Rousseff acaba de soltar uma nota em resposta a declarações do ministro relator do julgamento do mensalão, Joaquim Barbosa. É que Barbosa havia dito ontem (20.set.2012) que Dilma havia ficado “surpresa” com a rapidez com que uma medida para o setor elétrico tinha sido aprovada no início do governo Lula.  O ministro sugeriu, por óbvio, que Dilma teria ficado surpresa porque certamente desconfiaria de meios heterodoxos de convencimento dos congressistas. A presidente respondeu tentando contextualizar de outra forma a expressão “surpresa”. Mas não fica muito claro… No fundo, a nota serve para Dilma dar um recado: está entrando nesse infindável bate-boca sobre o mensalão. Eis a íntegra da nota presidencial:

NOTA OFICIAL
Na leitura de relatório, na sessão de ontem do Supremo Tribunal Federal, o senhor ministro Joaquim Barbosa se referiu a depoimento que fiz à Justiça, em outubro de 2009. Creio ser necessário alguns esclarecimentos que eliminem qualquer sombra de dúvidas acerca das minhas declarações, dentro dos princípios do absoluto respeito que marcam as relações entre os Poderes Executivo e Judiciário.
Entre junho de 2001 e fevereiro de 2002, o Brasil atravessou uma histórica crise na geração e transmissão de energia elétrica, conhecida como “apagão”.
Em dezembro de 2003, o presidente Lula enviou ao Congresso as Medidas Provisórias 144 e 145, criando um marco regulatório para o setor de energia, com o objetivo de garantir segurança do abastecimento de energia elétrica e modicidade tarifária. Estas MPs foram votadas e aprovadas na Câmara dos Deputados, onde receberam 797 emendas, sendo 128 acatadas pelos relatores, deputados Fernando Ferro e Salvador Zimbaldi.
No Senado, as MPs foram aprovadas em março, sendo que o relator, senador Delcídio Amaral, construiu um histórico acordo entre os líderes de partidos, inclusive os da oposição. Por este acordo, o Marco Regulatório do setor de Energia Elétrica foi aprovado pelo Senado em votação simbólica, com apoio dos líderes de todos os partidos da Casa.
Na sessão do STF, o senhor ministro Joaquim Barbosa destacou a ‘surpresa’ que manifestei no meu depoimento judicial com a agilidade do processo legislativo sobre as MPs.  Surpresa, conforme afirmei no depoimento de 2009 e repito hoje, por termos conseguido uma rápida aprovação por parte de todas as forças políticas que compreenderam a gravidade do tema. Como disse no meu depoimento, em função do funcionamento equivocado do setor até então, “ou se reformava ou o setor quebrava. E quando se está em situações limites como esta, as coisas ficam muito urgentes e claras”.
Dilma Rousseff
Presidenta da República Federativa do Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário