Total de visualizações de página

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Papo Reto

O Fantástico, da Rede Globo, trouxe no ultimo domingo uma conversa, grampeada pela Policia Federal, entre os dois maiores traficantes do país : Fernandinho Beira-Mar e Marcinho VP. No desenrolar do “papo reto”, os “mercadores da morte” tratam assuntos que estão acontecendo fora das grades, em suas respectivas comunidades, dando a entender que ainda estão bem antenados dentro de suas “jaulas”. Caro leitor, chama a atenção como é mascarada a força de segurança do Brasil.
O presídio de Catanduvas, no Paraná, onde os dois estão presos, leva o título de segurança máxima. E, a exemplo de outros, se mostra deficiente nesse quesito. Só no Brasil! Que presos tem tantas regalias, comandam ataques e articulam negócios de dentro de presídios. É dificil não acreditar que os ataques ao AfroReggae, não foram planejados por esses dois camaradas influentes no crime organizado.
A história da crônica policial mostra que desde o surgimento do Comando Vermelho, DENTRO DO PRESIDIO DA ILHA GRANDE EM ANGRA DOS REIS, os presídios se forjam numa base de controle das ações criminosas. Quando na verdade são hotéis de hospedagem onde os barões do crime planejam seus passos, através do controle que tem do exército crime, que está baseado nas comunidades e, pasmem, em órgãos públicos de segurança e politica. Isso quando os presidios não assumem o papel de “universidade do crime”, transformando desgarrados assaltantes, ladrões e negligenciadores de pensão alimenticia, em magnatas criminosos, bandidos ousados e assassinos frios.
Interrogados sobre a autoria dos atentados, Beira- Mar e Marcinho VP negaram, obviamente. Dez dias de solitária lhes foram impostas, e só.
Dificilmente a policia conseguirá ter essa capacidade de blindar os comandos que saem de dentro dos presídios. No Brasil a corrupção já está acoplada no sistema financeiro, politico e social. Mesmo que tecnologias aprimoradas bloqueiem sinais de celulares nas dependências de segurança, mesmo que haja monitoramento nas visitas e o “diabo a 4”, não será nessa vida que veremos misters como Beira-Mar e Marcinho VP como verdadeiros presos. Isso porque há, na própria penitenciária, policiais ligados à facções comandadas por esses bandidos.
Quando o Fantástico exibiu no domingo aquela reportagem, não me surpreendi com essa situação. Pombas! Todo mundo tá cansado de saber que isso é parte do cotidiano dos presidios. Todo dia morre detento vitima da violência de outros detentos. Ou por violência da policia. Todo dia os bandidos que estão presos transmitem coordenadas para os que estão na liberdade agirem.
E a ideia de que essa constância é algo aceitável, pode ser vista no que aconteceu ontem na Fundação Casa em São Paulo. Mias de 30 menores comandando um motim conseguiram fugir e outros fizeram reféns. Esse comportamento é algo possível através de uma sintonia, uma comunicação entre os internos, nessa ocasião, e os presos.
Talvez negligenciemos muito esses fatos, por parecem longe de nossa realidade. Mas acho que já é hora de se preocupar com esses fatos. Até porque as cidades do interior do país, (cito aqui Barra Mansa, Volta Redonda, Resende e outras de outros estados), vem padecendo com essa ineficiência da segurança.
Minha gente, a produção de drogas é uma indústria precisa, tal como sua distribuição e comércio. Por trás das cortinas estão entidades, governos, partidos politicos e empresas. Na base disso tudo estão nós, cidadãosdesprotegidos no meio de um fogo cruzado, vivendo numa selva de pedra.
A violência urbana, algoz de muitas famílias, tem raízes no tráfico de drogas. E quando vejo a defesa para a liberalização da maconha, tenho vontade de tirar meu time de campo. Talvez os intelectualóides que defendem isso tenham algo a ganhar, com impostos e coisas mais. Mas certamente a sociedade só terá a perder.
Para finalizar, deixo aqui o meu alerta a esse cenario dominado pelo crime organizado. Ano que vem tem eleições, e há estruturas se rompendo e organizações se modelando. Na câmara dos Deputados nós temos gente ligada aos gerentes de organizações. E isso é preocupante. Acreditem, o”Salve"de Beira Mar e VP ao AfroReggae é apenas um tijolo do imenso castelo que abriga os interesses de criminosos. Talvez o maior protesto que esse país ainda precise seja o do de leitores informados e instruidos. Esse sim é capaz de mudar alguma coisa.
Johnata Amado

Nenhum comentário:

Postar um comentário