Total de visualizações de página

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Fotos que entraram para a história #2

Sharbat Gula (1972) é uma mulher afegã da etnia Pashtu. Seu rosto ficou estampado na capa da revista norte-americana National Geographic. Gula perdeu os seus pais durante o bombardeio soviético do Afeganistão. Enquanto ela estava no campo de refugiados Nasir Bagh, no Paquistão, em 1984, ela foi fotografada pelo fotógrafo Steve McCurry. Gula, então com 12 anos de idade, era uma das estudantes em uma escola dentro do campo de refugiados. McCurry tirou a foto quando a encontrou sem burca (a lei afegã obrigava as mulheres a usarem a burca). Embora seu nome não fosse conhecido, sua foto, nomeada Afghan Girl (Menina afegã), apareceu na capa da revista National Geographic, edição de junho de 1985. A imagem de seu rosto, com um tecido enrolando sua cabeça, e seus olhos verdes olhando diretamente para a câmera fotográfica, tornou-se um símbolo do conflito entre afegãos e da situação dos refugiados por todo o mundo. A foto de Gula foi nomeada como a fotografia mais reconhecida na história da revista.
“The Falling Man” foi a fotografia tirada por Richard Drew às 9h 41min e 15seg,  no dia 21 de Setembro de 2011. Um homem se jogou do World Trade Center durante os ataques às torres gêmeas em Nova Iorque.
14 de agosto de 1945. Todos os meios de comunicação dos EUA anunciavam a vitória sobre o Japão, último país a capitular na Segunda Guerra Mundial. Multidões saíram às ruas para comemorar o fim da maior guerra já travada na Terra. Em Nova York, a Times Square foi o palco da comemoração. O fotógrafo Alfred Eisenstaedt pegou a sua Leica e correu para registrar a histórica comemoração: tomou uma das mais peculiares fotografias daquele dia e ganhou a capa da revista Life com ela. Contou Eisenstaedt sobre a foto: “Na Times Square, no dia da vitória sobre o Japão, vi um marinheiro correndo pela rua. Ele abraçava todas as mulheres que via pela frente. Eu comecei a correr na frente dele com a minha Leica, olhando para trás. De repente, em uma das minhas olhadas, eu o vi abraçando uma enfermeira. Virei e disparei a Leica quatro vezes. Foi questão de segundos”
O homem do tanque de Tiananmen, ou o rebelde desconhecido que tentou parar os tanques para evitar um massacre na Praça da Paz Celestial, na China. A foto foi tirada por Jeff Widener, e na mesma noite foi capa de centenas de jornais, noticiários e revistas de todo mundo.
Guerrilheiro do Vietcong sendo executado por um chefe de Polícia.Tirada por Eddie Adams em fevereiro de 1968, Ho Chi Minh (antiga Saigon), Vietnam.

Militar reencontrando a filha depois da Guerra.
Banhistas tentando fugir do tsunami na Indonésia
Mísseis atingindo Gaza.
Yakuza, maior máfia japonesa.
Criança bebe xixi de vaca para matar a sede.





Nenhum comentário:

Postar um comentário