Total de visualizações de página

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Gabinete de Gestão Integrada pretende ampliar combate ao tráfico em BM


O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), formado por membros da secretaria de Ordem Pública de Barra Mansa, Corpo de Bombeiros, polícias Civil e Militar e representante do Poder Legislativo, se reuniu nesta quinta-feira, dia 08, com o prefeito Jonas Marins, no Centro Administrativo. O grupo realiza reuniões pontuais para organizar estratégias de políticas públicas de segurança para o município.  Desta vez, a atuação do Poder Judiciário, em evidência a 1ª Vara Criminal, foi questionada pelos membros do gabinete. “O posicionamento do Judiciário influencia diretamente na segurança pública do município”, informou o delegado da 90ª DP, Ronaldo Aparecido.
De acordo com o delegado, a 1ª Vara Criminal têm libertado os presos por tráfico de drogas com a seguinte descrição processual: “...Entendo não restarem mais configurados, neste momento, fundamentos concretos que demonstrem a imprescindibilidade da medida extrema de manutenção de sua prisão, destacando-se, ainda, que a quantidade de droga apreendida em sua residência, não leva à presunção de que o réu faz do ilícito seu meio de vida...”.
“O grande problema é que em vários casos a descrição é a mesma, modificam apenas o nome e a documentação do acusado”, explicou Ronaldo, que contou ainda que no mês de julho prendeu o mesmo traficante duas vezes. “A primeira prisão foi no dia 03, com grande quantidade de droga e armas. A segunda vez, foi no dia 18, novamente com drogas e armas”, disse. Ele ainda denunciou que a maioria dos presos na ‘Operação Várzea’, realizada em parceria com a Guarda Municipal, em maio, já estão soltos.
O prefeito Jonas Marins garantiu que o gabinete vai intervir e pedir ações mais enérgicas do Poder Judiciário. “Vamos diretamente à Corregedoria, caso seja necessário. É imprescindível mais comprometimento do Judiciário nesta questão da segurança pública. Não há representantes nas reuniões do GGIM e sequer compareceram à audiência pública”, comentou o prefeito, acrescentando que enviará à chefe de Polícia do Rio, delegada Martha Rocha, um ofício com referências positivas alusivas ao delegado.
Segundo Ronaldo, a região Sul Fluminense tem possibilidade de se tornar referência em segurança pública se os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário trabalharem em parceria. “Esse engajamento do GGIM é muito importante para os resultados positivos das ações de segurança. Se houver investimento é possível fazer, não apenas de Barra Mansa, mas de toda a região, uma referência. Temos que nos adiantar às atitudes dos bandidos e não permitir que migrem para o interior”, garantiu o delegado.

Ações de Segurança – Desde a última reunião do gabinete, realizada em abril, a Polícia Militar e a Guarda Municipal implantaram Pontos Base (PB) em diversas áreas do município. Os PBs são locais destinados ao rodízio de viaturas para proporcionar maior segurança à população. “A ação tem sido bem vista pelos moradores e também estamos atuando em áreas onde a guarda não ia com frequência, como a Região Leste”, informou o comandante da Guarda Municipal, Mílson Brandão André.

O secretário municipal de Ordem Pública, Ebison Diettrich, informou ainda que vai iniciar, por meio da Guarda Municipal, o treinamento de um cachorro, da raça pastor alemão, para ajudar nas ações de combate ao tráfico de drogas. “Já entregamos o orçamento ao prefeito, que liberou a compra dos materiais necessários para o adestramento”, anunciou Diettrich.


Nenhum comentário:

Postar um comentário