Total de visualizações de página

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

O mistério do Coringa de Heath Ledger

Galera, no post de hoje queria analisar um pouco a exuberante perfomance do ator australiano Heath Ledger, no papel de Coringa, do Batman O Cavalheiro das Trevas. Na verdade o personagem do Coringa foi algo de extraordinário que aconteceu no cinema nos ultimos anos. Uma figura impar, com uma filosofia de vida sábia e controversa.
O Coringa de Christopher Nolan foi uma das criações mais fantásticas no quesito vilão. E a morte dio intérprete, Heath Ledger, por uma overdose de remédios, pode ter sido a "coroa" que acompanhou esse personagem. Isso porque minha gente, Coringa do Batman Cavaleiro das Trevas é algo muito mais intenso e real que um simples personagem. É o que pode mos chamar de "Sincromisticismo", proposto por Jason Horsley (filósofo e crítico de cinema norte-americano.  Para ele, o cinema é a outra maneira das pessoas vivenciarem três áreas da experiência que a sociedade nos aliena: a religiosa busca por propósitos ou “sinais”; a xamânica ou animista forma de se relacionar com a natureza e a esquizofrênica inabilidade de distinguir entre realidade e fantasia.
Talvez o que tenha acontecido com Ledger, tenha sido algo parecido com isso. Incorporar um personagem psicótico, com conspirações baseadas na realidade, no cotidiano da sociedade, com certeza é algo complexo para a mente humana.
Ator Heath Ledger

O Coringa de Ledger foi o que realmente marcou mais sua essência em toda história do personagem, vilão número um do Batman. No filme, o homem morcego parece mais um coadjuvante, um "rato', num labirinto de terror, acoado pelo caos.
A impressão que o Coringa de Ledger passa, é que vivemos numa sociedade adestrada ao sistema capitalista, dos negócios e do lucro. Se esse sistema trava, tudo se torna um caos. Na frase: "Eu sou como um cachorro correndo atrás de um carro, se ele parasse eu não saberia o que fazer", Coringa mostra que a sociedade é assim no seu cotidiano. Somos bonecos moldados a uma rotina. Sabemos fazer aquilo que nos foi ensinado e, o que é diferente, representa uma ameaça, e nos deixa estagnado.
O sentido de loucura no filme é  exposto de maneira ampla e inteligente. O vilão desestrutura crenças e deixa a sociedade perdida. Os bandidos são rebaixados diante da ganancia do dinheiro, e Batman acaba sendo vitima de uma mente acostumada com os improvisos de uma vida miseravel e errante.
Com certeza o Coringa de Ledger deixou ensinamentos valiosos. Durante o filme não é dificil nos enxergar no papel de um dos maiores vilões que o cinema já viu. E a idéia é essa mesmo. O julgamento precipitado, e o comportamento hipócrita da sociedade corrompe o que Coringa chamaria de bom senso.
A cena dos barcos é muito interessante, onde há um barco cheio de presidiários e o outro com pessoas "normais" seguidoras de suas regras. Ali ele quis mostrar que em uma situação de desespero todos nós temos um pouco de Coringa dentro de nós, e que os planos e regras não valem de nada, pois as pessoas seriam tão assassinas quanto os presidiários.
Então esse tipo de pensamento controverso de Coringa tem no contexto ensinamentos e criticas sociais maravilhosas.
Finalizando, não creio muito que Heath Ledger tenha morrido em função do personagem do Coringa. Com certeza foi um papel que mexeu com ele. Pesquisando um pouco os relatos de fãs do ator, pude notar que ele já sofria de insônia, e tomava remédios para controlar isso. Talvez possa ter acontecido como aconteceu com Michael Jackson. Ele superdosou e acabou tendo um ataque cardiaco, morrendo aos 28 anos.
É certo que se empolgou com o personagem, mas não pode ser que tenha se perdido para a mente insana e ficticia de Coringa.
Confira um pouco das cenas de Coringa:


Nenhum comentário:

Postar um comentário