Total de visualizações de página

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Mulher morre em acidente na Colonia






Um acidente por volta das 5h de hoje, na governador Chagas Freitas, no bairro Colônia, em Volta Redonda, culminou com a morte de Débora Leila de Souza, de 31 anos, residente no bairro Novo Horizonte. Ela pilotava a moto Yamaha de placa LLB-1945 na pista sentido Colônia, quando perdeu o controle e se chocou violentamente contra um poste, nas proximidades do Campo do Leão do Sul. Débora chegou a ficar viva por alguns instantes, mas acabou não resistindo e morreu sem ser socorrida. 

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

B.O cobertura Policial



Um acidente entre um micro-ônibus e um carro, ocorrido na manhã desta segunda-feira, no Km 308, sentido Rio, da Rodovia Presidente Dutra, em Resende, deixou cinco pessoas feridas. De acordo com a Nova Dutra, um dos veículos capotou e outro caiu em uma ribanceira. As vítimas foram levadas pela ambulância da NovaDutra, para o Hospital de Emergência, de Resende, onde estão sendo submetidas a exames. 
-----------------------------------------------
A Polícia Militar prendeu em flagrante José Antônio da Silva, 46 anos, conhecido como ‘Barana’, sob suspeita de tráfico de drogas, na noite de sexta-feira, 24. Conforme o registro de ocorrência, a partir de denúncias anônimas, a equipe policial tomou conhecimento de que no local havia comercialização de entorpecentes. Na parte da manhã, os policiais observaram a movimentação no imóvel. Na ocasião, a PM avistou o suspeito em frente à sua casa. Por volta de 21h45min, os PMs abordaram José Antônio no portão do imóvel. Durante a revista, a polícia encontrou uma pedra de crack na mão dele. No decorrer das buscas na residência, foram apreendidas 15 trouxinhas de maconha, que estavam embaladas em saco plástico e escondidas nas telhas, além de nove pedras em uma lajota próxima à porta.
----------------------------------------------------
Dois homens foram vítimas de uma tentativa de homicídio durante o domingo no bairro Banqueta, em Angra dos Reis. Segundo o registro de ocorrência, o comerciante Nelson  Ozório, de 58 anos,  estava dormindo em seu estabelecimento comercial quando dois homens  bateram na porta. Ele abriu e os autores anunciaram o assalto, levando bebidas de  diversas marcas e ainda o amarram. Ele foi se arrastando até a casa seu irmão, o pedreiro João Ozório Filho, 55 anos, e contou o que tinha acontecido. Os dois saíram na buscas pelos criminosos, que estavam armados e atiraram neles. Ambos foram levados para o Pronto Socorro Municipal onde permanecem internados.
 -------------------------------------------------------
A professora Ana Maria Fontes da Silva, de 44 anos, foi esfaqueada pelo ex-companheiro João Batista da Silva, de 45, na manhã de ontem,  por volta de 7h30, no Bairro de Fátima, em Valença. João Batista teria invadido o Ciep Professor Luciano Gomes Ribeiro, na Rua Dom Rodolfo Penna - onde Ana Maria teria seu primeiro dia de trabalho. João Batista teria procurado pela professora no interior do colégio, mas ela não havia chegado. Quando saía da instituição, ele encontrou a ex-companheira chegando para trabalhar. João Batista a teria rendido com uma ‘chave de pescoço' e a feriu a facadas. Bombeiros foram acionados e perseguiram João Batista, que correu até a Rua André Rogério, onde cortou o próprio pescoço. Marcas de sangue apontam que João Batista começou a se ferir ainda no início da rua, até o local onde caiu. Testemunhas confirmaram que ele se cortou ainda durante a fuga. Ana Maria foi socorrida e continua internada no Hospital Escola de Valença. Segundo informações da unidade, a vítima sofreu um corte extenso na nuca, mas passa bem.
-------------------------------------------------------------

O músico Bruno Kligierman Melo foi condenado a 14 anos de prisão, em regime fechado, pelo crime de homicídio duplamente qualificado por matar por estrangulamento a amiga Bárbara Chamun Calazans Laino, de 18 anos. A decisão do júri popular foi divulgada na madrugada de hoje pelo Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ). O crime aconteceu em 24 de outubro de 2009, no apartamento de Bruno, no Flamengo. Na época, o músico, que tem 28 anos, alegou que havia fumado crack e ingerido álcool.
------------------------------------------------------
Duas pessoas foram presas entre a noite de ontem e a madrugada de hoje, por suspeita de tráfico de drogas em Volta Redonda. A primeira prisão foi efetuada na Rua Nossa Senhora de Fátima, no Morro do Quiabo, bairro Belo Horizonte, por volta das 23h30 de ontem. Policiais militares do 28ºBPM prenderam Robson Willian da Conceição, o ‘Robinho', de 32 anos, em casa. Já no início da madrugada de hoje, por volta de 0h45, um jovem foi preso na Avenida Manchester, no bairro Ponte Alta. José Rodrigues dos Santos Gomes, de 18 anos, foi flagrado com 18 trouxinhas de maconha, totalizando 44,5 gramas da droga.
-----------------------------------------------------------
Policiais militares da 2ª Cia do 28º BPM prenderam um jovem com drogas no início da madrugada de hoje (28), em Barra Mansa. Os soldados Cléber Silva e Lúcio Santos estavam em patrulhamento quando avistaram o jovem em atitude suspeita, na Avenida Governador Chagas Freitas, próximo ao Condomínio Vilage Sol, na Colônia Santo Antônio. Vítor Augusto de Souza Silva, de 19 anos, foi abordado e revistado. Com ele os PMs apreenderam 13 trouxinhas de maconha e 40 pedras de crack. O jovem foi levado para a 90ª DP (Barra Mansa) e ficou preso por tráfico de drogas
---------------------------------------------------------
Policiais militares da 2ª Cia do 28º BPM prenderam um jovem com drogas no início da madrugada de hoje (28), em Barra Mansa. Os soldados Cléber Silva e Lúcio Santos estavam em patrulhamento quando avistaram o jovem em atitude suspeita, na Avenida Governador Chagas Freitas, próximo ao Condomínio Vilage Sol, na Colônia Santo Antônio. Vítor Augusto de Souza Silva, de 19 anos, foi abordado e revistado. Com ele os PMs apreenderam 13 trouxinhas de maconha e 40 pedras de crack. O jovem foi levado para a 90ª DP (Barra Mansa) e ficou preso por tráfico de drogas
A justiça suspendeu o benefício de livramento condicional do homem acusado de estuprar uma menina de 12 anos dentro de um ônibus no Jardim Botânico e que foi preso no sábado. A decisão foi da juíza Juliana Benevides, da Vara de Execuções Penais. Ela também determinou a transferência do acusado, Paulo Roberto da Silva Dias, de 43 anos, da Polinter, no Grajaú, para um presídio, onde ficará preso em regime fechado. Paulo Roberto cometeu o crime um dia depois de receber o benefício da liberdade condicional. Ele tem sete passagens pela polícia e cumpriu pena por oito anos numa penitenciária do Rio.
------------------------------------------------------------
Policiais do Bope vão permanecer por tempo indeterminado no Morro de São Carlos, no Estácio. A ocupação ocorre depois que um confronto entre policiais e traficantes, no carnaval, causou a morte de um adolescente de 14 anos e deixou 4 pessoas feridas. Na mesma comunidade, há duas semanas, agentes da Polícia Federal (PF) prenderam 11 acusados de envolvimento com o tráfico de drogas, entre elas o ex-comandante da UPP, capitão Luis Piedade, e o soldado da PM, Alexandre Duarte.
---------------------------------------------------------------
Um adolescente abriu fogo em uma escola de ensino médio no estado americano de Ohio matando um colega e ferindo quatro, antes de se entregar à polícia. O incidente foi na cafeteria da escola, situada na pequena localidade de Chardon, a 56 quilômetros de Cleveland. Um representante do colégio disse que o atirador é um estudante e agia sozinho. Uma emissora local de TV noticiou que o rapaz tinha um rifle calibre 22 e uma faca. A polícia ainda não sabe o que motivou o ataque.
------------------------------------------------------------------
Um crime bárbaro chocou Brasília no fim de semana. Um grupo de sete jovens ateou fogo em dois moradores de rua de Santa Maria na noite de sábado. Testemunhas contaram que os adolescentes incendiaram o sofá que estava perto dos moradores de rua e foram embora. Pouco depois, três dos sete jovens retornaram e botaram fogo nos mendigos. As duas vítimas foram levadas para o Hospital Regional da Asa Norte com 60% dos corpos queimados. Um morador de rua não resistiu e morreu. O crime do fim de semana fez lembrar um outro, ocorrido também em Brasília há exatamente 15 anos, quando adolescentes de classe média alta de Brasília botaram fogo e mataram o índio Galdino. 
 ---------------------------------------------------
Um menino de 12 anos foi morto depois de uma discussão de trânsito, no fim da tarde deste domingo (26), em Santa Maria, a 26 quilômetros do centro de Brasília. Ele teria tentado evitar uma briga entre o pai e outro motorista, quando foi atingido por um tiro. O assassino fugiu. O adolescente levou um tiro na região do abdômen, foi levado ao hospital, mas não resistiu e morreu no centro cirúrgico. A briga aconteceu na frente da casa da vítima, na quadra 304 de Santa Maria. A tia do menino, Fabiana Teodósio, contou que tudo começou porque o carro da família fechou a pista por alguns minutos e um outro veículo queria passar.
-------------------------------------------------------------
O ano mal começou e o Brasil já contabiliza três profissionais da imprensa assassinados, além de vários atentados à liberdade de expressão em todo o país. A vítima mais recente foi o jornalista Paulo Roberto Cardoso Rodrigues, de 51 anos, assassinado em Ponta Porã, fronteira do Mato Grosso do Sul com o Paraguai, no último dia 12 de fevereiro. Também em fevereiro, foi assassinado o jornalista Mário Randolfo Marques Lopes, de 50 anos, em Barra do Piraí, Rio de Janeiro. O primeiro homicídio do ano foi o do radialista Laécio de Souza, morto na região metropolitana de Salvador, em janeiro. Em 2011, a ONG Repórter Sem Fronteiras registrou a queda do Brasil, em 41 posições, no ranking mundial da liberdade de imprensa elaborado pela entidade. A insegurança presentes em todas as regiões foi determinante para o país ocupar a 99ª posição. A cobertura de temas como a corrupção, meio ambiente e crime organizado foi apontada como a mais perigosa para jornalistas e blogueiros brasileiros. A ONG apontou a forma desigual com a qual a justiça é aplicada e o impacto que as pressões políticas ainda representam. Ao longo do ano passado, quatro jornalistas foram executados a tiros por motivos vinculados ao exercício da profissão e o cinegrafista Gelson Domingos foi alvejado por um tiro durante uma cobertura no Rio de Janeiro.
--------------------------------------------------------
Preso há 12 anos e condenado a mais de 110 anos de prisão, o ex-deputado federal e ex-coronel da Policia Militar, Hildebrando Pascoal, conhecido como “o homem da motosserra”, driblou a vigilância da penitenciária de segurança máxima do Acre e enviou duas cartas de ameaça e extorsão a autoridades do Judiciário local. Ele exige dinheiro e afirma ter fatos a revelar aos Conselhos Nacional de Justiça e do Ministério Público. As cartas integram um inquérito sigiloso em tramitação no Ministério Público do Acre.
 ---------------------------------------------------------------

A polícia espanhola anunciou nesta terça-feira a prisão de quatro crackers do grupo Anonymous, acusados de publicar dados confidenciais. "Dois foram detidos por ordem judicial. Outro pagou fiança e está em liberdade e o quarto, menor de idade, sob a custódia de seus pais", afirma o comunicado da Polícia. Esta ação, chamada de Thunder, faz parte de uma operação internacional da Interpol, batizada Exposure, que conduziu ao indiciamento de dez pessoas na Argentina, seis no Chile e cinco na Colômbia. Os quatro crackers presos na Espanha são acusadas de publicar on-line dados pessoais de agentes da polícia nacional e de guarda-costas que trabalhavam para o governo espanhol. Também são suspeitos de atacar, bloquear e modificar sites oficiais.
----------------------------------------------------------
O promotor de Justiça de Vinhedo Rogério Sanches disse que houve negligência humana – ou por parte do operador do brinquedo ou por parte da equipe que o inspeciona - no acidente que matou a adolescente Gabriela Yukay Nychymura, de 14 anos, na sexta-feira passada, no parque de diversões Hopi Hari. Sanches, que acompanha a investigação da Polícia Civil, esteve no parque nesta segunda-feira acompanhando a perícia realizada no brinquedo La Torre Eiffel, de onde a adolescente caiu de uma altura de aproximadamente 30 metros. Na sexta-feira, após uma primeira visita ao parque, o delegado Álvaro Santucci Júnior disse que uma falha mecânica era a principal linha de investigação da polícia para o acidente.
-----------------------------------------------------------------
Os delegados  Ronaldo Aparecido e Michel Florosck, da 90 DP, em Barra Mansa, apresentaram na manhã de hoje, Patrícia Silva de Oliveira, de 19 anos, presa pela Polícia Civil, na noite de ontem suspeita de tráfico de drogas. Com ela teria sido encontrada uma mochila com grande quantidade de drogas além de R$ 600. Num outro endereço foram apreendidos ainda um veículo supostamente utilizado para tráfico e adquirido com dinheiro proveniente do crime e mais a quantia de R$ 1294. Ela foi detida em casa, na Rua Pedro Barbosa Gama, no bairro Nova Esperança, em uma operação da Polícia Civil da 90ª DP, comandada pelos delegados. No quintal da residência, policiais teriam encontrado a mochila com 43 sacolés de cocaína,  nove pedras grandes e 19 pedras pequenas de crack, e meio quilo de maconha em pedaços, do tipo hidropônica - pelo menos três vezes mais forte do que a comum; além dos R$ 600 em dinheiro. Patrícia alegou que a mochila com os entorpecentes pertencia a um conhecido dela, que teria pedido que ela guardasse o material há cerca de três meses. Ela disse ainda que só abriu a mochila quando retornou de viagem do feriado de Carnaval e que teria pensado em acionar a polícia, mas teve medo. Patrícia informou também que havia procurado o colega três vezes para entregar a mochila, mas não o encontrou. Os policiais foram até a casa do suspeito, no bairro Boa Sorte, mas ele já havia fugido e não foi encontrado. Na residência, os policiais apreenderam a Saveiro vermelha, placa LKG-5891, que seria usada para o tráfico de drogas e também teria sido adquirida com o dinheiro da venda de entorpecentes. Dentro do imóvel ainda teria sido encontrada a quantia de R$ 1294 em dinheiro. A esposa do homem estava na casa e foi levada para a 90ª DP (Barra Mansa), de onde foi liberada após os policiais constatarem que ela não tinha envolvimento com o tráfico. Já Patrícia foi indiciada por tráfico de drogas e associação ao tráfico e ficou presa na delegacia.
------------------------------------------------------
O bispo diocesano da Igreja Anglicana em Pernambuco, dom Edward Robinson Cavalcanti, de 68 anos, e sua mulher Miriam Cotias Cavalcanti, de 64 anos, foram assassinados, a facadas, na noite de domingo, em casa, no bairro dos Bultrins, em Olinda, pelo filho adotivo Eduardo Olímpio Cotias Cavalcanti, de 29 anos. Eduardo morava nos Estados Unidos, era usuário de drogas e havia retornado há cerca de 15 dias. Ele golpeou o pai depois de uma discussão e também a mãe, que tentou intervir na briga. Logo depois o rapaz tentou se suicidar mas não conseguiu. O bispo morreu em casa. Sua mulher ainda foi socorrida, mas não resistiu. Eduardo foi autuado em flagrante por homicídio e se encontra sob custódia policial, no Hospital da Restauração, no Recife. Quando receber alta, irá depor e deverá ser encaminhado para o presídio Cotel, na região metropolitana.
-------------------------------------------------------
O número de vítimas da repressão na Síria é de "muito mais de 7.500 mortos", declarou nesta terça-feira um alto funcionário da ONU. Lynn Pascoe, secretário geral adjunto da ONU para Assuntos Políticos, admitiu, contudo, diante do Conselho de Segurança, que as Nações Unidas não podiam "dar cifras precisas" do número de mortos durante as manifestações opositoras na Síria. Há relatos confiáveis de que o número de mortos agora geralmente excede os de 100 civis por dia, incluindo muitas mulheres e crianças. O presidente tunisiano, Moncef Marzouki, ofereceu seu país para um eventual exílio político do ditador sírio Bashar Assad  e de pessoas próximas a ele, confirmou nesta terça-feira o porta-voz da Presidência, Adnan Moncef. Segundo Moncef, a proposta de Marzouki de acolher na Tunísia o presidente sírio e seus familiares tem como objetivo "resolver o conflito sírio e acelerar a transição democrática".
-------------------------------------------------------
Marcelo tomou pelo menos oito tiros
O jovem Marcelo dos Santos Corrêa Junior, de 21 anos, foi morto a tiros no início da tarde de hoje, na Rua Um, no bairro Surubi Velho, em Resende. O jovem teria sido alvejado por, pelo menos, oito tiros e morreu na hora. De acordo informações, há indícios de que um casal em um carro dourado teria chamado Marcelo para consumir drogas, e o matado em seguida. O corpo foi periciado  e removido para o IML.
---------------------------------------------------
O delegado titular da Delegacia de Vinhedo, Álvaro Santucci Noventa Júnior, disse que o engenheiro de manutenção do parque Hopi Hari, em Vinhedo, no interior de São Paulo, descarta que tenha havido falha mecânica no brinquedo La Tour Eiffel, onde estava a adolescente Gabriela Yukari Nischimura, que morreu na sexta-feira, após cair do equipamento. O engenheiro, que não teve o nome revelado, prestou depoimento à Polícia Civil durante três horas nesta terça-feira e detalhou os procedimentos de funcionamento e manutenção do parque. O delegado também informou que cinco funcionários do parque, operadores do brinquedo, estão afastados e recebendo auxílio psicológico, e ainda não há data para prestarem depoimento.



















Noticias do Dia



O Sicomércio promoverá amanhã uma palestra sobre o Projeto de Revitalização de Fachadas dos Estabelecimentos Comerciais da cidade. A palestra será realizada às 19h30min, no auditório da CDL de Barra Mansa, e será conduzida pelo Analista da Área de Inovação e Acesso à Tecnologia do Sebrae, Luiz Borges e pela Consultora do Sebrae na Área de Marketing e Vendas, Patrícia Guimarães. O evento tem como foco as principais tendências com relação à fachada, letreiro e layout interno, por meio de experiências simples e inovadoras, nacionais e internacionais. O objetivo do evento é trazer mais empresários para o projeto, De acordo com a gerente Regional Médio Paraíba e Costa Verde do Sebrae, Ana Lúcia de Araújo Lima, o Sebraetec subsidiará o projeto de consultoria do arquiteto em até 80%, sendo disponibilizado até R$ 10 mil por empresa e só poderão ser beneficiadas micros e pequenas empresas que tenham um faturamento de até R$ 3 milhões e 600 mil por ano. Ela informou ainda que o arquiteto interessado em participar deverá se cadastrar na Redetec assim que o edital for lançado. Para participar o profissional precisa ter uma pessoa jurídica constituída Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luis Antônio Nogueira Feris, os empresários que realizarem melhorias nas fachadas das lojas terão isenção de IPTU.
----------------------------------------------------------
O Centro Universitário de Barra Mansa (UBM) está oferecendo para o primeiro semestre desse ano o curso de curta duração de Planejamento Financeiro para Pequenas Empresas, que tem como principal objetivo capacitar os participantes em conhecimentos dos controles necessários para ter informações da situação financeira de suas empresas e a projeção financeira de seus negócios a médio e longo prazo.  A carga horária total é de 15 horas. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na Pró-Reitoria Comunitária do Campus Barra Mansa até o dia 10 de março. Pela Internet as inscrições terminam no dia 5. O público alvo é de empresários de pequenas empresas, gerentes, estudantes de administração e demais interessados no tema. O curso será ministrado pelo mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial Edir Maurício Moreira, no Campus Barra Mansa, durante dois sábados – dias 17 e 24 de março –, das 9 às 16 horas.
------------------------------------------------------
O ano mal começou e o Brasil já contabiliza três profissionais da imprensa assassinados, além de vários atentados à liberdade de expressão em todo o país. A vítima mais recente foi o jornalista Paulo Roberto Cardoso Rodrigues, de 51 anos, assassinado em Ponta Porã, fronteira do Mato Grosso do Sul com o Paraguai, no último dia 12 de fevereiro. Também em fevereiro, foi assassinado o jornalista Mário Randolfo Marques Lopes, de 50 anos, em Barra do Piraí, Rio de Janeiro. O primeiro homicídio do ano foi o do radialista Laécio de Souza, morto na região metropolitana de Salvador, em janeiro. Em 2011, a ONG Repórter Sem Fronteiras registrou a queda do Brasil, em 41 posições, no ranking mundial da liberdade de imprensa elaborado pela entidade. A insegurança presentes em todas as regiões foi determinante para o país ocupar a 99ª posição. A cobertura de temas como a corrupção, meio ambiente e crime organizado foi apontada como a mais perigosa para jornalistas e blogueiros brasileiros. A ONG apontou a forma desigual com a qual a justiça é aplicada e o impacto que as pressões políticas ainda representam. Ao longo do ano passado, quatro jornalistas foram executados a tiros por motivos vinculados ao exercício da profissão e o cinegrafista Gelson Domingos foi alvejado por um tiro durante uma cobertura no Rio de Janeiro.
--------------------------------------------------------
A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Saúde, abriu inscrições para 120 vagas de atendimento do Programa de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco. As inscrições podem ser feitas na Casa Verde, que fica anexa ao prédio da Secretaria de Saúde, até o dia 01 de março. De acordo com o prefeito Zé Renato, nos últimos anos o município alcançou ótimos resultados no tratamento dos pacientes cujo objetivo era abandonar o vício pelo cigarro e, em função disso, a Secretaria de Saúde está sempre buscando montar novas turmas para atender a população. O processo de ampliação do tratamento de combate ao fumo foi iniciado em 2010, inclusive com a descentralização do ambulatório de atendimento intensivo aos fumantes que, hoje, também presta atendimentos em bairros por meio do Programa de Saúde da Família.  O programa é gratuito. As vagas disponíveis são às segundas-feiras, com turmas às 13, 15, 18 horas e 19h30min e às terças-feiras, às 13 e 15 horas. Além da terapia de grupo, o paciente tem o acompanhamento médico e psicológico e ainda recebe um suporte com os adesivos e goma de mascar de nicotina e a distribuição de antidepressivos, em casos que apresentem necessidade. Atualmente, dados do Programa de Controle do Tabagismo apontam que a maioria dos pacientes atendidos em Barra Mansa é formada por pessoas de meia idade (41 a 50 anos) e do sexo feminino.
 -------------------------------------------------------
A Guarda Municipal (GM) encerra hoje o esquema de segurança montado desde o carnaval, com o monitoramento da Rodoviária Francisco Torres, quando os últimos foliões deverão retornar à cidade. A corporação divulgou um balanço parcial na sexta-feira, mas um novo relatório completo será entregue amanhã. Durante o período, três pessoas foram detidas por suspeitas de dirigir embriagadas.
---------------------------------------------------------
O PMDB de Barra Mansa lançará oficialmente o curso preparatório para candidatos que pretendem ocupar uma vaga nos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. O lançamento será nesta terça-feira às 19 horas, no Palácio Barão de Guapy, no Centro de Barra Mansa. A aula inaugural será no dia 09 de março, com a presença do presidente da Fundação Ulysses Guimarães (FUG/RJ)Amaury Cardoso, também no palácio Barão de Guapy, onde o curso será realizado durante sete semanas. As turmas serão divididas e cada uma terá aula uma vez por semana, de segunda a quinta-feira. De acordo com a presidente do partido, Maria Teixeira, são esperadas mais de 300 pessoas. O curso é voltado para pré-candidatos do PMDB e para outros partidos da base, além de lideranças comunitárias. As aulas serão ministradas por cientistas sociais/ políticos das universidades de Brasília e do Rio Grande do Sul. As inscrições podem ser feitas durante o evento de lançamento e posteriormente até sexta-feira, dia 02, das 13h às 16 horas, no diretório do PMDB de Barra Mansa, na Avenida Joaquim Leite, n.331,sala 3, no Centro. “O curso pretende preparar e capacitar cidadãos comuns em agentes políticos. Queremos fortalecer as lideranças para que trabalhem ativamente e com propriedade na política de Barra Mansa”, concluiu Maria.
---------------------------------------------------
O vice-presidente Michel Temer presidiu  hoje pela manhã na Base Aérea do Galeão, no Rio, uma solenidade de homenagem aos dois militares que morreram no incêndio da estação da Marinha brasileira Comandante Ferraz, na Antártica, no fim de semana. Durante a cerimônia o suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e o sargento Roberto Lopes dos Santos serão promovidos, post mortem, ao posto de segundo-tenente. Em nota, a Marinha informou que o primeiro-sargento Luciano Gomes Medeiros, que ficou ferido no incêndio, apresenta quadro de saúde estável. Os peritos que vão investigar as causas do acidente já estão na Antártica. Existe a possibilidade de o fogo ter sido causado por uma falha no sistema elétrico da estação. 
---------------------------------------------------------
A partir de abril, o Ministério da Saúde vai entrar em contato, por telefone, com mulheres que tiveram filhos em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é avaliar a qualidade dos serviços prestados às gestantes, incluindo o pré-natal, o parto e o pós-parto. De acordo com o ministério, os números de telefone serão obtidos nos formulários de autorização para internação hospitalar.
-------------------------------------------------------
O piso salarial nacional dos professores de nível médio com jornada de 40 horas semanais será reajustado em 22,22%, para R$ 1.451. O anúncio foi feito pelo Ministério da Educação. O reajuste  será retroativo a primeiro de janeiro deste ano.
-----------------------------------------------------------
O carnaval de rua da capital do Rio atraiu 5,354 milhões foliões aos 425 blocos cadastrados pela Prefeitura. Houve um aumento de 10% em relação ao carnaval de 2011. De acordo com o balanço, a cidade recebeu 1,144 milhão de turistas, sendo 32% estrangeiros. Eles deixaram no município US$ 850 milhões.
 --------------------------------------------------------
O grupo espanhol Repsol anunciou uma descoberta de petróleo em águas profundas na Bacia de Campos. A descoberta foi feita a 195 quilômetros das costas do Rio de Janeiro, a 2,8 mil metros de profundidade.  As primeiras avaliações dão conta de que no local há um grande potencial de recursos de alta qualidade com taxas excelentes de fluxo de petróleo. A Repsol e Sinopec têm 35% do consórcio responsável pela descoberta, que também conta com as participações da Petrobras (30%) e da Statoil (35%).
-----------------------------------------------------------
Os combates travados há duas semanas entre tribos do sudeste desértico da Líbia deixaram mais de 100 mortos e milhares de deslocados, indicaram nesta segunda-feira à noite as Nações Unidas, acrescentando que a região ainda estava sob tensão, apesar de uma trégua.
 ---------------------------------------------------------
Rodrigo Sant’Anna e Thalita Carauta estão de volta ao Projeto Cultura para Todos, promovido pela prefeitura. Os atores vão se apresentar hoje em duas sessões: às 20h30min e às 22h30min. A mudança de horário é por conta do compromisso dos atores com a TV Globo, onde gravam o programa Zorra Total, às terças-feiras. O ingresso já está esgotado.
 ---------------------------------------------------------
O número de usuários ativos da internet no Brasil voltou a crescer em janeiro deste ano, alcançando a marca de 47,5 milhões entre as 63,5 milhões de pessoas com acesso em casa ou no local de trabalho. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira pelo Ibope/Nielsen, em pesquisa que aponta um crescimento de 2% de usuários ativos em relação ao mês anterior e de 11,2% sobre os 42,7 milhões de janeiro do ano passado. O maior aumento, segundo a pesquisa, aconteceu em residência, com crescimento de 14% em um ano. No último trimestre do ano passado, o número de internautas no Brasil chegou a 78,5 milhões de pessoas em qualquer ambiente (domicílios, trabalho, escolas, lan houses ou outros locais), indica o relatório do Ibope.
-------------------------------------------------------------------------
Uma das hipóteses apontadas como causa do incêndio que destruiu no sábado a Estação Antártica Comandante Ferraz e matou duas pessoas é uma pane elétrica em um dos quatro geradores de energia instalados na casa de máquinas. Por motivos ainda desconhecidos, o alarme de incêndio não soou. Para os militares, o incêndio se espalhou com rapidez pela estação porque a praça das máquinas era ligada pelo teto às demais dependências da base. Ontem, os sobreviventes chegaram ao Brasil.
-----------------------------------------------------------------------
Com quatro datas lotadas em abril, Chico Buarque anunciou nesta segunda-feira  mais seis shows em São Paulo, com ingressos disponíveis à venda a partir da próxima quinta-feira. Além das 16 apresentações entre 1° e 25 de março, o cantor apresenta sua turnê Chico nos dias 30 e 31 de março e 1, 6, 7 e 8 de abril. Com estreia em novembro do ano passado, Chico já passou por Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Novo Hamburgo e Rio de Janeiro, e já foi visto por cerca de 70 mil pessoas. No show, Chico apresenta o repertório de seu último álbum, lançado no primeiro semestre do 2011.
-------------------------------------------------------------
O Brasil criticou ontem no Conselho de Direitos Humanos da ONU a forma como potências ocidentais e os países árabes tem pressionado o ditador Bashar Assad. Em discurso em Genebra, a ministra Maria do Rosário (Direitos Humanos) condenou a idéia de armar a oposição síria, bem como iniciativas diplomáticas fora do âmbito da ONU- referência ao grupo autointitulado “Amigos da Síria”, formado por americanos, europeus e árabes.
-----------------------------------------------------------------
A Agência Móvel da Light estará em Rio Claro nesta quinta-feira (1º), prestando atendimento diferenciado. A iniciativa visa aproximar a concessionária de energia elétrica dos clientes e vai oferecer diversos serviços aos moradores da cidade, como: troca de titularidade, análise de contas, parcelamento de débitos, ligação nova, encerramento de contrato, cadastro em débito automático, entrega especial, entre outros. A programação da Agência Móvel, nesta e na próxima semana, vai contemplar também os bairros de Rio Comprido, Vigário Geral e a cidade de Nilópolis, na Baixada Fluminense.  Em Rio Claro, a Light fará o cadastramento de clientes na tarifa social, que permite desconto na conta de energia.
-----------------------------------------------------------
Médicos russos e cubanos que atenderam o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, em junho do ano passado, avaliaram que ele tem entre um e dois anos de vida, segundo documentos vazados pelo WikiLeaks e publicados pelos jornais espanhóis "Público" e “El País". O WikiLeaks afirma ter tido acesso a milhões de documentos de uma empresa privada de segurança e inteligência.
Chávez voltou a cuba na sexta passada para tratar de uma nova "lesão" na zona onde tirou um tumor em junho passado. Segundo mail vazado pelo WikiLeaks, médicos dizem que ele tem no máximo dois anos de vida.
 ---------------------------------------------------
A Anvisa liberou para seguir viagem o navio MSC Armonia, da MSC Cruzeiro, que estava ancorado no Porto de Santos, litoral de São Paulo. O navio passou por uma inspeção de quase 14 horas porque uma tripulante morreu em decorrência do vírus Influenza B no último dia 17 e outros 10 ficaram doentes. Com cerca de 2 mil pessoas a bordo, o cruzeiro faz um tour pela América do Sul e tem no itinerário a Argentina e o Uruguai. 









  

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Destaques do dia


Motivada pela chegada de industrias, Resende prossegue pensando em futuros investimentos e na qualificação de seus profissionais. E para impulsionar esses pensamentos, o município recebeu ontem a visita do Secretário Estadual de Educação, Wilson Risolia. A reunião entre o prefeito do município, José Rechuan e o secretário aconteceu no Centro Administrativo da Beira-Rio e teve como assunto principal, a possibilidade de novas parcerias com o governo do Estado para o ensino público da cidade. A instalação recente da Nissan e o crescimento das outras industrias que já existem no município, fez com que a prefeitura efetuasse uma parceria com o Senai para o desenvolvimento de cursos profissionalizantes nas unidades de ensino público. Risolia disse que já existem estratégias traçadas para a realização de melhorias do Ensino Médio no município e a implantação de cursos técnicos visando atender o crescimento econômico em Resende, já que há a possibilidade de mais empresas se instalarem na cidade.
--------------------------------------------------
O Fluminense superou o Botafogo na disputa por pênaltis e vai brigar com o Vasco pelo título da Taça Guanabara, no domingo, no Engenhão. O Tricolor venceu o Alvinegro, ontem à noite, por 4 a 3 nos pênaltis, após empate no tempo normal em 1 a 1. Coube ao ídolo do Botafogo Loco Abreu o papel de vilão, já que bateu a 5ª cobrança da série e parou nas mãos de Diego Cavalieri, que também defendeu o pênalti cobrado por Lucas e se tornou o herói da noite. O final da Taça Guanabara, entre Vasco e Fluminense, está marcada para as 16h.
 ------------------------------------------------------
Volta Redonda se manteve à frente no sul do Estado no quesito emprego. Com 371 empregos formais gerados somente no mês de janeiro. Os dados foram divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego). A Cidade do Aço ficou em quarto lugar no ranking estadual de geração de postos de trabalho, ficando atrás de Itaboraí, Duque de Caxias e Macaé. Todos esses possuem complexos petroquímicos que empregam milhares de pessoas. Os setores de Construção Civil, Serviços e Serviços Industriais de Utilidade Pública foram os que mais geraram empregos. Já o Comércio, a Indústria, a Administração Pública e a Extração Mineral, foram o saldo negativo do município. Da região, os municípios de Mangaratiba, Barra do Pirai, Quatis, Pinheiral, Angra dos Reis e Vassouras também apresentaram saldos positivos. Já Valença, Porto Real, Pirai, Paraty, Barra Mansa, Resende e Três Rios, ficaram com saldos negativos. Sendo que essas três ultimas registraram números negativos acima de cem.
-------------------------------------------------
O prefeito Zé Renato, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico, Luís Antônio Nogueira Feris, e do presidente do MetalSul (Sindicato das Indústrias Metalmecânicas do Médio Paraíba), Henrique Carneiro, se reuniu na última semana com o presidente da Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro - Investe Rio, Maurício Chacur, para reivindicar apoio para as empresas que foram atingidas pelas enchentes do Rio Barra Mansa em 2010. O órgão é vinculado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Estado do Rio de Janeiro. De acordo com Feris, o presidente da Investe Rio sinalizou possibilidades de conceder linhas de crédito especiais para os empresários. Segundo o prefeito Zé Renato, o apoio seria para reverter os prejuízos causados pelas chuvas e para ajudar na instalação das empresas na Zona Especial de Negócios- que está sendo construída numa área de aproximadamente 114 mil metros quadrados, às margens da Rodovia Presidente Dutra, próximo ao bairro São Sebastião. O prefeito disse que uma nova reunião está marcada para o início do mês de março, quando técnicos da Investe Rio visitarão Barra Mansa.
---------------------------------------------------
Licenciado do cargo desde o final do ano passado, Tuca Jordão reassume nesta sexta-feira a prefeitura de Angra dos Reis, que neste período foi comandada pelo vice, Essiomar Gomes. Uma reunião com todo o secretariado foi convocada por Jordão para as 9 horas. Tuca Jordão deixou o cargo depois de um episódio ainda nebuloso, em que apareceu ferido no Pronto Socorro da cidade. A versão corrente na cidade é que ele teria sido ferido pela mulher, mas o prefeito sustenta que foi vítima de um acidente doméstico, tendo se ferido ao cair sobre o vidro do box do banheiro. Ele pediu afastamento inicial de 30 dias, renovando a licença pelo mesmo período ainda em janeiro. Ele justificou o pedido de afastamento pela necessidade de cuidar da saúde.
--------------------------------------------------------------

Morreu ontem, em São Paulo, Eliana Tranchesi, herdeira da butique de luxo Daslu. A empresária tinha 55 anos e estava internada no Hospital Albert Einstein com complicações de um câncer no pulmão, mas a causa oficial da morte ainda não foi divulgada. Em 2009, Eliana foi condenada a 94 anos e meio de prisão pelos crimes de formação de quadrilha, fraude em importações e falsificação de documentos, mas logo foi solta por meio de habeas corpus. O velório aconteceu hoje no hospital até as 12h, e o enterro foi realizado às 15h no cemitério do Morumbi. Eliana Tranchesi deixa três filhos.
---------------------------------------------------
A Polícia Civil deverá ouvir nesta sexta-feira novas testemunhas sobre a morte da menina Grazielly Almeida Lames, de 3 anos, morta após ser atropelada por um jet ski na Praia de Guaratuba, em Bertioga, no Litoral Norte de São Paulo, no sábado (18). Entre os depoimentos aguardados para esta sexta está o de uma pessoa que diz ter visto quando a garota foi atropelada. Ontem, a mãe de Grazielly, Cirleide Lames, afirmou que a família do adolescente suspeito de conduzir o equipamento ainda não havia entrado em contato com ela. A declaração foi dada logo após  prestar depoimento na delegacia da cidade.
------------------------------------------------------------
A Policia Rodoviária Federal divulgou na tarde de ontem, o balanço da ‘Operação Carnaval' realizada entre os dias 17 e 22, nas rodovias federais.  O número de acidentes de trânsito apresentou uma redução de 20%, em relação ao ano anterior.   Em 2011 foram 378 acidentes contra 302 em 2012, o que significa 76 acidentes a menos.   O número de mortes nas ocorrências de trânsito também foi reduzido em 12%, de 17 em 2011 para 15 em 2012.

------------------------------------------------------------------
A Prefeitura de Resende realizará, ainda no primeiro semestre deste ano, o segundo concurso público promovido durante a administração atual.  O edital já está em fase de elaboração e a previsão é que as inscrições sejam abertas na primeira quinzena de março. Serão oferecidas cerca de 300 vagas para os níveis fundamental, médio e superior.
------------------------------------------------------------
O governo quer tornar crime contra a economia popular a exigência de cheque-caução por hospitais particulares. Ao dar a informação, o ministro da Saúde informou que o projeto de lei com a proposta está sendo elaborado por seu ministério e pela pasta da Justiça. Alexandre Padilha disse que o governo quer enviar o projeto ao Congresso o quanto antes.
------------------------------------------------------------
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, manter a validade das normas previstas no Estatuto do Torcedor, a lei que pune a violência nos estádios e cria regras para torcedores, dirigentes, clubes e associações esportivas.  A decisão foi tomada durante o julgamento de uma ação proposta em 2003 pelo Partido Progressista (PP) contestando 29 itens do estatuto.   Para o partido, a lei atenta contra o direito à livre iniciativa de clubes e associações esportivas ao estabelecer as novas regras.
 ------------------------------------------------------------
A Riotur anunciou que a Lesga - Liga das Escolas de Samba do Grupo de Acesso  não será mais a organizadora do carnaval do Grupo de Acesso a partir do ano que vem.   Segundo a Riotur, a Lesga desrespeitou cláusulas contratuais ao decidir não rebaixar nenhuma escola para o Grupo de Acesso B. A Riotur informou que vai promover um encontro com as escolas do Grupo de Acesso “A” para estabelecer os critérios para o carnaval de 2013.
-------------------------------------------------------------
O INSS enviou carta a quase dois mil segurados em todo o Brasil que completaram os pré-requisitos para se aposentar. Esses trabalhadores poderão entrar com pedido de benefício a partir de março. Assim que receber a carta, o segurado deve agendar pela Central 135 atendimento numa das agências da Previdência Social. Quem não receber o documento e tiver pré-requisitos para se aposentar também pode obter informações pelo telefone: 135.
-----------------------------------------------
O esquema de segurança da Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre o Clima, a ser realizada na capital fluminense em junho, custará 150 milhões de Reais  aos cofres públicos, segundo o Ministério da Defesa.  Mas os investimentos poderão chegar a 5 bilhões e 200 milhões de Reais, para garantir a segurança da Copa do Mundo de 2014;  Copa América de 2015 e  Olimpíadas de 2016, sem mencionar ainda os custos da visita do papa Bento XVI em julho de 2013 ao Rio de Janeiro e da Copa das Confederações também no mesmo ano.  
--------------------------------------------------
A disputa por poder no Banco do Brasil é a nova crise do Ministério da Fazenda. O presidente do banco, Aldemir Bendine, e o presidente da Previ (fundo de pensão do banco), Ricardo Flores, trocam acusações. Há o temor que as denuncias atinjam outras áreas do governo.
---------------------------------------------------
A venda de celulares com mais de um chip chegou a 26,7% do total de modelos comercializados no país. Em 2011, as vendas desses modelos cresceram 780% em relação ao ano anterior. O aumento é causado pelas altas tarifas de ligações entre aparelhos de operadoras diferentes.
 --------------------------------------------------------------
A Comissão de Juristas responsável por elaborar proposta de reforma do Código Penal realizou nesta sexta-feira, audiência pública em São Paulo para debater sugestões de mudanças no capítulo que trata dos crimes contra a vida. O debate começou às 14h no Palácio da Justiça, no centro da capital paulista.  Formada por 16 juristas, a comissão trabalha desde outubro em um anteprojeto de novo Código Penal, que será apresentado em maio ao presidente do Senado, José Sarney. A partir daí, o texto tramitará no Congresso como projeto de lei, sendo primeiro analisado pelo Senado e depois pela Câmara dos Deputados.
 ---------------------------------------------------------
A avó e a madrasta de uma menina de nove anos foram indiciadas por homicídio, acusadas de forçá-la a correr ininterruptamente por três horas como punição por ter mentido sobre o fato de ter comido doces, segundo a polícia do Alabama, nos Estados Unidos. Savannah Hardin ficou extremamente desidratada, teve uma convulsão e morreu poucos dias depois, no hospital onde havia sido internada.
Os investigadores ainda tentam determinar se Savannah sofreu ameaças de violência física ou se apenas recebeu ordens verbais para correr. No fim da tarde da última sexta-feira, diversas pessoas teriam visto a menina correr do lado de fora da casa onde ela vivia, mas não acharam que havia algo grave ocorrendo. Por volta de 18h45, a madrasta de Savannah, Jessica Mae Hardin, de 27 anos, telefonou para os serviços de emergência, dizendo que a menina estava sofrendo uma convulsão. Segundo a polícia, a menina morreu na segunda-feira. Os investigadores ouviram que a razão para a punição foi que a menina teria negado para a avó, Joyce Hardin Garrard, que havia comido uma barra de chocolate no ônibus escolar. Relatos na mídia americana indicam que Savannah sofria de um problema na bexiga, que poderia ser agravado se ela ingerisse doces. O pai da menina estava viajando a trabalho durante o episódio e teria conseguido voltar aos Estados Unidos poucas horas antes da morte da menina.
Esse absurdo aconteceu no ALABAMA NOS EUA
 ------------------------------------------------------------------
Gabriela Yokuri Michelari, de 14 anos, morreu nesta sexta-feira, 24, em um acidente com um brinquedo no parque de diversões Hopi Hari, em Vinhedo, no interior de São Paulo. Segundo informações do Hospital Paulo Sacramento, em Jundiaí, cidade vizinha a Vinhedo, a adolescente já chegou morta ao hospital, com traumatismo craniano. A assessoria do parque não foi localizada. Segundo informações do jornal SPTV, da TV Globo, a menina caiu do brinquedo Torre Eiffel, que simula uma queda livre em três segundos.
--------------------------------------------------------------------------
O cantor e compositor Pery Ribeiro morreu na manhã desta sexta-feira, aos 74 anos, vítima de um enfarte. Ele estava internado há 30 dias no Hospital Universitário Pedro Ernesto, em Niterói, tratando uma endocardite. O cantor tinha alta marcada para esta semana e a morte surpreendeu a família. "Hoje pela manhã fomos surpreendidos com esse enfarte fulminante", disse Ana Duarte, esposa de Pery há 20 anos, em entrevista ao G1. Filho de Herivelto Martins e Dalva de Oliveira, Pery Oliveira Martins iniciou a carreira artística aos três anos de idade, dublando o desenho animado da Disney "Branca de Neve e os Sete Anões" ao lado da mãe. Dalva fazia a voz da Branca de Neve enquanto o pequeno Pery era o anão Dengoso. Ele assumiu o nome artístico de Pery Ribeiro em 1959, ao participar do programa de Paulo Gracindo na Rádio Nacional, por sugestão do radialista César de Alencar. Na época, trabalhava como cameraman na TV Tupi. Em 1963 gravou a primeira versão comercial da canção "Garota de Ipanema", no LP "Pery é todo bossa". O disco traz ainda canções de Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli ("Me lembro vagamente", "Nós e o mar", "Ah! Se eu pudesse" e "Rio"), Silvio César ("O que eu gosto de você") e Tito Madi ("Só sei"), além de composições próprias.
-----------------------------------------------------
O Ministério Público disse nessa semana que uma empresa ligada a Ricardo Teixeira, chefe da CBF, desviou 1 milhão e 100 mil reais do jogo entre Brasil e Portugal que aconteceu em 2008. Parte das despesas que deveriam ser custeadas pela Ailanto, que recebeu verba pública para organizar o amistoso, foi paga pela Federação Brasiliense. Em troca, a federação reteve a bilheteria. Entre essas despesas que deveriam ter sido pagas pela empresa, estão 258 mil reais com ingressos, e mais 311 mil reais com transporte e hospedagem. A promotoria pede na Justiça que a empresa devolva os 9 milhões de reais que recebeu do governo para a partida. A CBF informou que o jogo não era de sua responsabilidade.
-----------------------------------------------------

Pelo menos três endereços na internet oferecem para as próximas eleições serviços especiais a candidatos a vereador, com promessas de trabalho personalizado e até discursos exclusivos. Por R$ 19,90, é possível comprar um pacote de projetos de lei e apresenta-los como sendo do candidato.
-------------------------------------------------------
Uma mobilização conjunta de oito partidos, que reúnem 265 deputados federais, foi desencadeada para impedir que o recém-criado PSD tenha acesso ao fundo partidário e ao horário eleitoral gratuito de rádio e TV em tamanho proporcional a sua bancada na Câmara, hoje de 47 parlamentares em atividade. A ação será coordenada no campo judicial e na guerrilha do Congresso.
 ----------------------------------------------------
A comissão de investigação da ONU sobre o conflito na Síria, liderada pelo brasileiro, Paulo Sergio Pinheiro, concluiu que os crimes contra a humanidade cometidos no país foram ordenados pela cúpula do regime de Bashar Assad e entregará uma lista das autoridades envolvidas diretamente no massacre. A jornalista francesa Edith Bouvier, que é repórter do jornal “Lê Figaro”, fez nessa semana um apelo por uma trégua que lhe permita sair de Homs para ser operada com urgência. Ela foi atingida pela mesma bomba que matou, na ultima quarta-feira, os jornalistas Marie Colvin e Remi Ochlik em Homs.
 ---------------------------------------------------------

O Banco Mundial anunciou ontem a criação de uma aliança mundial para melhor gerenciar e proteger os oceanos do planeta, sob a ameaça da pesca exagerada, poluição e mudanças climáticas. O presidente da instituição, Robert Zoellick, lembrou que os mares são o sangue da vida da Terra e da economia global, mas sofre com a superexploração, costas degradadas e seus corais e recifes estão em risco. Segundo Zoellick, a ideia é unir países, centros científicos, organizações internacionais e não governamentais, fundações e o setor privado em um parceria ampla. Já o Banco Mundial auxiliaria o esforço com seus já existentes programas de apoio à preservação dos oceanos e na obtenção de financiamento, ajudando a desenvolver um mecanismo para dar um valor aos benefícios fornecidos pelos mares. A princípio, a instituição comprometeria pelo menos  300 milhões de dólares na formação da aliança.
----------------------------------------------------
A Controladoria Geral de Resende promove nesta segunda-feira, dia 27 de fevereiro, a partir das 15 horas, no plenário da Câmara Municipal, a audiência pública de prestação de contas da administração municipal, relativa ao período de setembro a dezembro de 2011 (terceiro quadrimestre do ano). O objetivo da audiência, segundo o titular da Controladoria, Ludemar Pereira, é cumprir a exigência da LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal), que determina a realização da prestação de contas pelas prefeituras, a cada quatro meses.
 ---------------------------------------------------------
Pela segunda vez em menos de um mês, a Petrobras registrou um vazamento na região da Bacia de Santos, afirmou em nota a petroleira nesta sexta-feira. O novo caso ocorreu no último dia 18 de fevereiro, por volta das 7 horas, quando aproximadamente 70 litros de água oleosa vazaram do navio FPSO Cidade de Santos, no campo de Uruguá, para o mar. O acidente foi comunicado pela empresa Modec, que opera o navio no pós-sal da Bacia de Santos a serviço da Petrobras. Em nota, a empresa afirmou que informou a ocorrência à Marinha e solicitou apoio da Petrobras para a realização de dispersão mecânica do volume derramado. Para a tarefa, a Petrobras mobilizou dois barcos especializados e uma aeronave, além de ter notificado o fato à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, ao Ibama, à Cetesb e, novamente, à Marinha, segundo informou a companhia.
 --------------------------------------------------------
O governo decidiu ampliar a artilharia para tentar conter a queda do dólar. Ontem pela manhã, quando as cotações caíram para a casa de R$ 1,69, o Banco Central fez duas compras: uma no mercado à vista. Na seqüência, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, foi a público para avisar que o Brasil não permitirá a apreciação excessiva do real. A ação deu resultado e a moeda americana fechou o dia 0,29% mais cara.
 ------------------------------------------------------
O Serviço de Meteorologia está prevendo para este sábado, um dia de sol com poucas nuvens e possibilidade de chuvas no fim do dia em todas as cidades do Vale do Paraíba. A temperatura média nessas cidades vai girar entre a mínima de 20 e a máxima de 34 graus.
---------------------------------------------------------
Cerca de 500 índios da etnia Pataxó Hã-Hã-Hãe ocuparam 46 fazendas próximas ao município de Itaju de Colônia, no sul da Bahia. O objetivo é pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF) a julgar a demarcação da Terra Indígena (TI) de Caramuru-Paraguaçu, área que abrange todas as fazendas. Segundo a Polícia Federal (PF), os conflitos começaram no dia 15, na quarta-feira anterior ao Carnaval. A Fundação Nacional do Índio (Funai) diz que a área em questão foi demarcada em 1937 pela  Diretoria de Serviço Geográfico do Exército e que, desse modo, os invasores seriam os fazendeiros. A Funai informou ainda que, em 1982, entrou com ação de nulidade de títulos das fazendas, mas ressaltou que, até o momento, nada foi julgado pelo Supremo.
-------------------------------------------------------