Total de visualizações de página

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Prefeito de Pinheiral, Arimathéa busca melhorias no transporte

O prefeito de Pinheiral, José Arimathéa Oliveira (PT) esteve nesta terça-feira (08) em reunião com o Secretário Estadual de Transportes, Júlio Lopes, levando ao secretário a maior preocupação da população: a questão das melhorias na área do transporte.
Depois de o prefeito conversar sobre as demandas da cidade, o Secretário lhe apresentou um projeto desenvolvido pelo Governo do Estado, através de uma consultoria da Fundação Getulio Vargas (FGV). Nesse projeto, que será implantado no município, a Fundação fará um estudo detalhado de revisão tarifária que será o primeiro passo para a implantação do bilhete único na região.
Segundo o secretário Julio Lopes, quando o bilhete único foi implantado na região metropolitana do Rio de Janeiro existiam 74 valores diferentes de passagens o que inviabilizava o projeto – “Depois que assumi a secretaria, conseguimos reduzir para 12 tarifas e estabelecemos um padrão. Com isso, a base legal e financeira da estrutura viária foi organizada e o projeto do Bilhete Único saiu do papel” – declarou o secretário.
O estudo da FGV, também avaliará a questão do preço da passagem em função do trajeto que é o maior questionamento da população de Pinheiral. O fluxo de origem e destino também impacta no custo da tarifa e esse fluxo será parte da avaliação, para que assim possam saber exatamente onde a massa das pessoas entra no sistema e onde a massa sai do sistema viário.
A partir disso, será traçada uma nova visão sobre a linha, sobre a concessão, sobre a quantidade de ônibus, sobre os horários disponíveis e sobre a possibilidade da criação de novas linhas. Todo esse trabalho será feito baseado neste estudo que, segundo o Secretário Júlio Lopes, tem previsão para que no final do primeiro semestre de 2013, já esteja sendo aplicado em toda região que está sendo estudada.
O prefeito Arimathéa disse que essa parceria com o Governo do Estado, será essencial para a melhoria do transporte - “É um grande passo para a melhoria do transporte na cidade. O Estado está fazendo a parte dele desenvolvendo o estudo básico que vai nos orientar para futuras ações. Além disso, esse projeto vai embasar as licitações de todas as linhas intermunicipais” – disse Arimathéa.
As licitações, que serão propostas e baseadas no estudo, terão um sistema altamente moderno, onde todos os ônibus terão sistema de monitoramento e os moradores poderão saber de suas casas e pela internet, o horário do próximo ônibus, se haverá atrasos e qual a previsão para passar no ponto que desejam. “Colocamos a disposição do DETRO, nosso sistema de monitoramento de câmeras, para que pudéssemos já colocar essas informações à disposição da população” – declarou o prefeito.
Arimathéa ainda convidou o Secretário Júlio Lopes, para a realização de uma reunião entre o município, o DETRO e a empresa de ônibus que atua na cidade para que possam obter informações mais detalhadas sobre o sistema que, hoje, existe em Pinheiral.


Nenhum comentário:

Postar um comentário