Total de visualizações de página

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Santa Casa reinaugura Pronto Socorro em Barra Mansa



O Pronto Socorro da Santa Casa de Barra Mansa foi reinaugurado  ontem e a cerimônia contou com a presença do prefeito Zé Renato, o provedor da Santa Casa, Michel Melhim Gattás, o secretário de Saúde Wilton Néri e o sub-secretário de Saúde Cláudio Souza. A reinauguração do Pronto Socorro aconteceu graças a uma parceria entre a Santa Casa e o Programa de Apoio aos Hospitais do Interior (PAHI). Esse programa foi desenvolvido pela Sesdec (Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil). O novo sistema irá melhorar a qualidade e os resultados dos atendimentos dos usuários do SUS. E para que esse serviço seja mesmo de qualidade, novos equipamentos foram adquiridos e  foi feito um investimento na modernização gerencial e no custeio e qualificação de recursos humanos. Segundo Michel, o próximo objetivo da Santa Casa será a construção de uma hemodiálise. As obras estão marcadas para começar em Janeiro.

Mais Destaques

O Ibama identificou uma área desmatada no noroeste de Mato Grosso equivalente a 700 campos de futebol. A operação resultou na aplicação de mais de 3 milhões de Reais em multas e no embargo de 700 hectares de área devastada no estado.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, que foi diagnosticada com câncer de tiroide e será operada no dia 4 de janeiro, é o 5º líder da América Latina a ter a doença nos últimos anos.  Além dela, outros quatro líderes regionais receberam o diagnóstico de câncer. São eles: Luiz Inácio Lula da Silva; Dilma Rousseff, Fernando Lugo (presidente do Paraguai) e Hugo Chávez (presidente da Venezuela). Cristina Kirchner, será submetida a uma cirurgia na próxima quarta-feira, dia 4 de janeiro e vai precisar ficar afastada da Presidência durante os 20 dias de recuperação. 
 -----------------------------------------------------------------------------------------------------
A inadimplência das empresas cresceu 9,8% em novembro, na comparação com outubro, segundo a Serasa Experian.   De acordo com o indicador, este foi o segundo maior aumento mensal da inadimplência em 2011, superado apenas pela alta de 10,8% registrada em março.   Na comparação com novembro de 2010, a inadimplência dos negócios cresceu 32,5%. Entre janeiro e novembro, a alta chega a 18,6%, em relação a igual período de 2010.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



A Miss Brasil 2010, Débora Lyra, de 22 anos, passou por duas cirurgias ontem, um dia depois de sofrer um grave acidente de carro na BR-101 Sul, em Guarapari, no Espírito Santo.   Segundo amigos da família, Débora fraturou uma das vértebras e teve o baço extraído.   O quadro da jovem é considerado grave, porém estável.
 --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A estudante Adriene Cirylo, baleada na mão esquerda dentro do carro do jogador Adriano, do Corinthians, disse à polícia  que ela mesma foi a autora do disparo. A informação é do delegado Fernando Reis, responsável pelas investigações do caso após ouvir a jovem.   Adriene acusava Adriano de estar no banco traseiro e ser o autor do disparo que a atingiu na mão esquerda.   O jogador negava, alegando que estava no banco do carona no momento do disparo.   A versão de Adriano é confirmada pelas outras três mulheres e um amigo do jogador que estavam no veículo na hora do disparo, além de um funcionário de uma boate da Barra de onde o grupo havia saído.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Flamengo e Traffic chegaram a um acordo nesta quarta-feira para tentar encerrar a crise na parceria que atrasou os pagamentos de salário de Ronaldinho Gaúcho. Com isso, o jogador continua na Gávea na próxima temporada.  - A situação está verbalmente concluída. A partir de hoje  começa a celebração do contrato. Como os escritórios da Traffic no Rio e em São Paulo estão em recesso, a assinatura deve acontecer no dia 9 de janeiro.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------








DESTAQUES DO DIA E DA SEMANA



Numa ação de prevenção a desastres causados pelas fortes chuvas, típicas do verão, o Governo do Estado do Rio de Janeiro apresentou ontem o plano de prevenção a 31 municipios que apresentam áreas de riscos. Essas áreas foram mapeadas pelo Serviço Geológico do Estado durante todo o ano. O levantamento apontou que há 7.683 casas ameaçadas, o que equivale a um total de 32 mil pessoas expostas aos riscos. A população passará por treinamentos sobre como agir em casos de desabamentos e deslizamentos. Além disso serão instaladas placas que indicarão rotas de fuga e locais de abrigos seguros. Lideres comunitários receberam telefones celulares do Governo para receberem informações meteorológicas e, caso seja necessário,  deixar em alerta a comunidade. Em casos mais críticos, está sendo estudada a possibilidade de realocação das vitimas em casas do programa Minha Casa, Minha Vida.
 ----------------------------------------------------------------------------------------------------------
As cidades sedes dos jogos da Copa do Mundo de 2014 poderão recorrer ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para financiar as obras para mobilidade urbana, tais como: a criação e ampliação de corredores viários, a instalação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) e do sistema de ônibus rápido BRT. O FGTS financiará até 4 bilhões de reais. Conforme decisão publicada nesta semana pela Caixa Econômica Federal no Diário Oficial da União os projetos devem estar definidos na matriz de responsabilidade das obras prioritárias de infra-estrutura da Copa ou vinculadas ao PAC. O uso do FGTS para obras da Copa já havia sido proposto pelo Congresso Nacional mas foi vetado pela presidente Dilma no ultimo dia 14.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------

O Brasil deve ultrapassar a França e se tornar a 5ª maior economia do mundo antes de 2015.   A previsão é do Ministro da Fazenda.   Segundo Guido Mantega, o Fundo Monetário Internacional  estima que o Brasil atinja essa posição em três anos.   Mas o ministro disse acreditar que isso pode acontecer um pouco antes em razão das dificuldades que os países europeus deverão enfrentar nos próximos anos por conta da crise financeira. 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 O Cristo Redentor será o embaixador da Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá de 23 a 28 de julho de 2013 no Rio, com a presença do Papa Bento XVI.   De acordo com o governo do estado, réplicas do monumento, cada uma medindo 3,8 metros, serão expostas a partir de março em capitais do mundo todo.    A primeira será instalada na praça de São Pedro, no Vaticano. 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------

O aumento de  77 Reais sobre o salário mínimo,  que passará a valer  622 Reais em 2012, vai causar um gasto extra anual de  19 bilhões e 800 mil Reais à Previdência Social.  É o que prevê um estudo feito pelo Dieese.  Mas de acordo com o levantamento, o custo para a previdência será menor do que o aumento de arrecadação de impostos com o novo salário mínimo.   O Dieese prevê que a arrecadação de tributos vai aumentar em  22 bilhões e 900 mil reais, no ano que vem, devido ao crescimento do consumo decorrente do reajuste do mínimo.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O Ministério da Justiça anunciou a renovação da Campanha Nacional de Desarmamento até o fim de 2012.   A campanha é resultado de uma parceria entre o ministério e o Banco do Brasil, responsável pelo pagamento de indenizações em troca das armas recolhidas.   De acordo com o Ministério da Justiça, desde maio, quando a campanha começou, até esta semana, foram recolhidas 36.884 armas e 150.965 unidades de munição.   No total, foram pagos 3 milhões e 500 mil Reais  em indenizações pelos armamentos.   Para cada arma ou munição entregue são pagos  100,  200 ou  300 Reais,  dependendo do tipo de armamento.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Uruguai aprova aborto


Em sua ultima sessão do ano o Senado Uruguaio aprovou um projeto de lei que legaliza o aborto nas 12 primeiras semanas de gestação. A medida foi enviada para a Câmara dos Deputados. O debate durou pouco mais de nove horas e a medida foi aprovada por 17 dos 31 senadores presentes. Segundo o projeto, “toda a mulher maior de idade tem o direito de decidir pela interrupção voluntária da gravidez durante as primeiras doze semanas de gestação”. O prazo não se aplica se a gravidez foi produto de estupro, se há risco para a saúde da mulher ou se existem problemas fetais graves que tornam impossível a vida fora do útero. 

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

23 Bilhões é o que o Governo desembolsará a mais com o aumento do salário minimo


A partir do próximo domingo que marca o primeiro dia do ano 2012, o salário mínimo do brasileiro passa de 545 reais para 622 reais. Um aumento real de 77 reais. O aumento de 14,13% no salário mínimo representa um ganho de 7,7% em cima da inflação, calculada com base no INPC. Com isso a hora trabalhada passa a valer 2 reais e 83 centavos no valor mínimo e o dia trabalhado passa a valer 20 reais e 73 centavos. Esses valores também são usados para calcular a hora extra e o salário dos aprendizes. Para o Governo esse aumento do salário mínimo vai custar 23 bilhões de reais a mais. Desse total 15 bilhões serão destinados somente para o INSS ou Previdência Social pagar o salário dos aposentados que recebem um salário mínimo por mês. Lembrando que para cada 1 real de aumento no salário mínimo, o governo desembolsa 300 milhões de reais a mais por mês.

Mundo não está preparado para novos desastres naturais

Terremoto e Tsunami atingiram o Japão no inicio do ano

 A agência de desenvolvimento internacional da Grã-Bretanha informou que o mundo está “perigosamente” despreparado para lidar com futuros desastres naturais, como os que aconteceram esse ano em várias partes do mundo. A agência Britânica informou que esse despreparo é por conta da ausência de contribuição dos países ricos ao fundo de emergência mundial. Esse fundo é uma iniciativa da ONU criado com o objetivo de auxiliar regiões afetadas por desastres naturais. A escassez de recursos emergenciais para 2012 é equivalente a 130 milhões e meio de reais. Esse déficit, segundo especialistas, tem relação direta com a série de desastres naturais que atingiram o mundo esse ano como o tsunami seguido de terremoto no Japão, a seqüência de tremores de terra na Nova Zelândia, as enchentes no Paquistão e nas Filipinas e a Fome no Nordeste da África.

Corrupção no Brasil atinge números alarmantes

Este ano seis ministros e dezenas de funcionários publicos deixaram o  cargo por denuncias de corrupção e desvios de dinheiro publico. A Controladoria Geral da União realizou auditorias especiais em apenas três ministérios e o prejuízo comprovado surpreende qualquer contribuinte. Do ministério do Turismo foram desviados 67 milhões de reais.  Na Agricultura a cifra é maior, 244  milhões de reais. O maior rombo foi nos ministérios dos Transportes, foram 700 milhões de reais. O Total da conta ficou em 993 milhões de reais, isso só com fraudes comprovadas. Outros dois ministérios foram alvos de denuncias a serem investigadas  pela Controladoria. Mas os laudos oficiais não foram conclusivos. Com base nos valores atualizados de contratos suspeitos nos  ministérios do Esporte e do Trabalho estima-se que tenham sidos desviados pelo menos mais 17 milhões de reais. 

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Papa pede paz; Nigéria não ouve e pessoas morrem em atentados

Bento XVI pediu paz


Na Nigéria atentados em igrejas deixam fiéis mortos

Aproveitando a época natalina em que muitas pessoas estão, digamos assim, espiritualizadas, o Papa Bento XVI pediu em sua mensagem de natal pelo fim do derramamento de sangue na Síria e a retomada do diálogo entre israelenses e palestinos. Mas enquanto o pontífice deixava sua mensagem de paz para o mundo, parte dele parecia não está escutando. Na Nigéria atentados contra a igreja católica deixaram vários fies mortos e feridos. A primeira explosão ocorreu durante a celebração de uma missa de natal perto da capital nigeriana e deixou, ao menos, 25 mortos. Outra explosão aconteceu nas proximidades de uma igreja na cidade de Jos, na região central da Nigéria. Foram relatadas ainda outras duas explosões no noroeste do país. O Papa não se pronunciou a respeito dos atentados na Nigéria, contudo o Vaticano classificou o ato como “crueldade e ódio cego que não mostram respeito pela vida”. Bento XVI na noite anterior ao natal, celebrando a missa do Galo, se referiu aos refugiados da África e às vitimas das inundações na Tailândia quando disse que rezava para que Jesus mandasse uma mensagem a todos que precisam de salvação e atravessam dificuldades. 

Brasil ultrapassa economia britânica

O Brasil subiu no ranking econômico e se tornou a sexta maior economia do mundo. O país passou o Reino Unido que ainda estão engasgados por conta da crise bancária de 2008 que gerou, consequentemente, uma recessão. O Brasil se tornou o primeiro país sul Americano a passar o Reino Unido economicamente. Os dados do Centro de Economia e Pesquisa de Negócios, responsável pelos resultados, mostrou ainda que nos próximos dez anos, os Ingleses poderão cair mais no ranking, isso porque Rússia e Índia estão com grandes possibilidades de crescimento nesse período. Pelo que parece, não se trata assim de uma alavancada na nossa economia, pois houve mais uma queda dos britânicos, do que um avanço nosso, contudo a presidente Dilma Roussef já aprovou que em 2012 o salário minimo será de R$ 622 e, mais uma vez, deu um tapa de luvas na oposição que, no ano passado, numa tentativa desesperada, tentou fazer campanha prometendo salário minimo de R$600 reais. Ah..nesse ranking o lider é nada mais, nada menos, que os Estados Unidos. 

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

São Paulo pode ter delegacia especializada a atendimento a maus tratos de animais



Após os últimos casos de violência contra animais ganharem as mídias, o deputado estadual do PMDB, Jooji Hato, apresentou um projeto de lei para a criação da Delegacia Especial de Proteção a Crimes e Maus Tratos Contra os Animais no estado de São Paulo. Além de receber e investigar as denuncias de maus tratos, a delegacia teria uma estrutura para atendimento de primeiros socorros aos animais maltratados. O Brasil é um dos poucos países que tem os crimes contra os animais previstos na Constituição. Os agressores recebem penas aplicadas pela Justiça brasileira e também são obrigados a pagar multas determinadas por órgãos como o Ibama e a Policia Ambiental. Denuncias de maus tratos aos animais devem ser feitas pelo telefone 156, e também através da Policia Militar, discando o 190.

Libertadores 2012 já está na agulha




A Conmebol divulgou ontem a noite a tabela da fase de grupos da Taça Libertadores do ano que vem. Corinthians, Fluminense, Vasco e Santos estão garantidos na competição. Internacional e Flamengo disputarão a pré-Libertadores. O primeiro time brasileiro a estrear na fase de grupos será o Fluminense, no dia 7 de fevereiro, contra o vencedor de Arsenal (da Argentina) e Sport Huncayo (do Peru). O Flamengo entra em campo no dia 25 de janeiro contra o Real Potosí (da Bolívia). O segundo jogo será no dia primeiro de fevereiro. O Vasco estréia no dia 8 de fevereiro contra o Nacional (do Uruguai).

População contabiliza prejuizos após incêndio

O incêndio que destruiu parte da favela do Moinho e um prédio abandonado na região central de São Paulo deixou 380 familias desabrigadas, segundo balanço da prefeitura. A administração municipal montou três abrigos para os moradores, mas pouca gente quis deixar a favela. No terreno restou apenas cinzas e parte das casas de madeira. Nesta manhã, moradores buscavam nos escombros por seus pertences. Hoje pela manhã foi encontrado mais um corpo, parcialmente carbonizado. O incêndio deixou 2 mortos até o momento.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

6% da População Brasileira vive em favelas

Uma das pesquisas mais esperadas foi divulgada hoje pelo IBGE. Trata-se do Censo Demográfico referente a 2010 e que explana o modo precário de habitação de muitos brasileiros. São favelas, invasões, grotas, baixadas, comunidades, vilas, ressacas, mocambo ou palafitas que abrigam 6% do nosso povo. O que em numeros representa 11.425.644 pessoas. Quanto a domicilio isso representa uma porcentagem de 5,6% (3.224.529). Em todo o País foram identificadas 6.329 favelas espalhadas em 323 municipios. Esses numeros divididos em regiões equivale a 49,8% de domicilios em favelas no Sudeste; 28,7% no Nordeste; 14,4% no Norte; 5,3% no Sul e 1,8% no Centro-Oeste. A favela da Rocinha no Rio de Janeiro é  a maior favela do País, abrigando 69.161 habitantes. Para a pesquisa foram consideradas favelas o minimo de 51 casas com carência de serviços públicos essenciais que ocupam, ou que tenham ocupado até pouco tempo, terreno de propriedade alheia, dispostas de forma ordenada e densa. O crescimento das favelas se deu pela ocupação desordenada dos grandes centros urbanos que, por sua vez, não estavam preparados para acolher essa demanda.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Ortopedistas são demitidos da Santa Casa em Barra Mansa


A equipe de ortopedistas da Santa Casa de Misericórdia foi demitida ontem, segundo o depoimento dos ortopedistas demitidos, de forma arbitrária. A equipe defende melhores condições de trabalho e remuneração justa. Hoje o departamento de jornalismo do Sistema Sul Fluminense de Comunicação recebeu várias ligações de pacientes que ficaram a manhã inteira e não foram atendidos. E o problema é que não houve comunicação, segundo os pacientes, de que não havia uma equipe de ortopedista para atende-los. A equipe de Ortopedia da Santa Casa estava, até então, sendo comandada pelo doutor Rômulo Alves e contava com profissionais que exerciam a função na unidade por mais de 30 anos. A informação é de que a demissão foi feita pela Provedoria da unidade que já alegou ter contratado uma nova equipe de ortopedistas. Até o momento a Provedoria da Santa Casa não negou e nem afirmou que a demissão dos médicos foi por conta das reivindicações da equipe. Até o momento não há atendimento ortopédico na Santa Casa de Barra Mansa.

Doações para vitimas de chuva em Santa Rita estão sendo recebidas em Barra Mansa

Moradores de Santa Rita de Jacutinga, que sofreram com as chuvas do ultimo domingo, estão recebendo doações de várias partes da região. Muitas pessoas perderam seus pertences e estão sendo aceitos qualquer tipo de doações como alimentos, produtos de higiene pessoal, água e colchões. Em Barra Mansa a Câmara Municipal está recolhendo essas doações hoje e amanhã. Outro ponto em que as doações podem ser feitas no município é na empresa M.D. Aço, que funciona no bairro Vila Nova. 

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

OBRAS NO ASSENTAMENTO PERMANECEM PARALISADAS

Assentamento paraiso de cima; foto: Walter Cardoso

Quem visitar o bairro Paraíso, em Barra Mansa, mais precisamente no Paraiso de Cima numa área conhecida como “assentamento”, estranhará a precariedade da região, que contrasta com o  que se vê no Centro da cidade. O local é visto como uma área de conflitos e se compara até mesmo ao movimento dos sem terra. Só que além dos conflitos vividos pela população, que ainda sofrem com a falta de recursos básicos para uma vida digna, a construção das 165 casas que seriam construídas pelo PAC, foi interrompida. E isso já faz quatro meses. O local foi ocupado em 2002 após o governo do Estado, na época sob a liderança de Rosinha Garotinho, pagar o IPTU das terras e desapropriar a região, autorizando a ocupação. Na época eram cabanas de lona, agora são barracos que não possuem nem rede de esgoto. Já são dez anos de espera para a construção das casas. A prefeitura  informou que a responsabilidade pela construção das casas é da Susesp que, por sua vez, alega que a paralisação das obras é por conta da demora na liberação de recursos do Governo Federal. Das 165 casas prometidas, apenas 41 estão prontas, só que permanecem desocupadas. A Susesp informou também que a intenção é que as casas sejam entregues até o ano que vem. Alguém duvida de que será material para campanha eleitoral?

Johnata Carvalho 

Beltrami é preso no Rio; ele já foi árbitro de futebol

Tenente-coronel Djalma Beltrami


Beltrami quando era árbitro de futebol
O Comandante do 7° Batalhão, de Alcântara, o tenente-coronel Djalma Beltrami foi preso agora pela manhã.  Ele é um dos alvos da Operação Dezembro Negro, deflagrada na madrugada de hoje pela delegacia de homicídios de Niterói em parceria com outras unidades especializadas e da Corregedoria Geral Unificada. Beltrami, que já foi árbitro de futebol, é investigado junto com outros 12 policiais militares do batalhão de Alcântara por cobrar propinas semanais de bandidos da comunidade de Coruja. Os valores variam entre 5 mil a 10 mil reais. As investigações começaram à sete meses e contam com escutas telefônicas autorizadas pela Justiça. Além do mandado de prisão contra os 13 policiais, ainda há 11 mandados de prisão contra  traficantes do Morro da Coruja. Cerca de 100 agentes participam da ação. 

domingo, 18 de dezembro de 2011

Notas de natal

Então é natal. Chegamos a uma época onde o sofrimento das criaturas se dissiparão em meio ao conforto de um Menino Deus que é menino mas que também é Deus. Eis que mais uma vez celebramos essa data e eis que mais uma vez o calendário marca o fim de um ano para organizar o nosso tempo. Novamente as promessas começam a ser refeitas e novamente a recordação volta a encher nossa mente. Durante o ano rimos, choramos, brincamos, ganhamos, perdemos e novamente estamos aqui nos reciclando para o próximo ano. Antes de qualquer coisa, lembremos que muitos de nossos irmãos dariam de tudo para ter a oportunidade de celebrar mais um natal com a família. Por isso se faz necessário refletir sobre várias questões da vida e, assim, fazer promessas e tomar atitudes que enobreçam o nosso espírito. Já dizia as grandes filosofias que ensinam muito sobre os caminhos de nossa vida, que a caridade é um dos primeiros passos para enobrecer o espírito. E de fato, nessa época do ano, a caridade está em alta. Aliás tudo o que é bom está em alta nesta época. Outra coisa muito positiva que se observa nesses dias que antecedem essa data magnífica é a esperança. É bacana ver muitas pessoas planejando coisas boas para 2012. Só que o que marca mesmo essa época do ano é a felicidade, que é a mistura dos mais preciosos ingredientes. A felicidade está estampada em muitas faces. É gostoso ver o povo indo às ruas, para as compras. Por muitas vezes eu vi pessoas taxarem isso de errado,  e dizerem que o verdadeiro presente é Jesus. Ora, é claro que é Jesus que é o maior presente. E é por Ele que presenteamos. E é por ele que vamos às ruas. A alegria que se compartilha no natal com a familia, é a alegria que compartilhamos com a chegada do mestre. Lógico que é uma data simbólica, mas a festa é bonita e de tão verdadeira, se torna real. Meus amigos o campo de energia que envolve essa época é tão positivo que muitas pessoas acreditam em espírito natalino. E o bom disso tudo é que podemos cultivar esse espírito dentro de nós.E por todo o ano. Em outras oportunidades eu também falei sobre o natal em todos os dias. E isso me lembra a história de um homem que, segundo reza a lenda, era quem badalava os sinos de uma pequena igreja do interior. Esse homem,em todos os dias que badalava o sino, imaginava que era a ultima vez que ele fazia essa função. E por isso, em todas elas, a simples badalada do sino, inspirava muitas pessoas.  Então a você meu amigo, minha amiga, eu lembro que carregar boas energias por todo o ano é algo que cabe a nós, cada um em sua individualidade, decidir. São com essas notas natalinas que desejo a vocês a presença constante do espírito natalino e que ele repouse em nós por todo o vindouro ano, fazendo com que o menino Deus encontre em cada coração uma manjedoura para sua acolhida. Feliz Natal e um próspero ano novo.
Johnata Augusto Rodrigues Amado de Carvalho 

O ANDARILHO



Ele era pequeno. Parecia tão frágil. Jamais imaginei que aquele menininho fosse mudar a vida de tantas pessoas. Um andarilho como eu havia presenciado muitos nascimentos. E por muitas vezes, quando servia aos reis, eu projetava o futuro das crianças do reino: aquele será um poderoso faraó. Aquela será uma rainha muito poderosa. E também, nas minhas andanças pelas vilas, eu costumava projetar o futuro das crianças que se misturavam às criações: aquele garotinho esmirradinho ali será um homem muito infeliz, criará porcos e não terá um amor. Aquela menininha lá, com seus cabelos sebosos, será entregue aos homens de má índole e se despurificará. Só que naquela noite, em que vi aquele menininho pobre nascer, num estábulo, perto de animais e rodeado por aquele casal assustado, eu não consegui definir o que Ele seria. Por algum motivo que desconheço, minha pulsação acelerou e minha curiosidade foi bloqueada. Eu estava repousando num casebre abandonado por que havia andado muito naquele dia. E também havia visto muitos pequenos sangrarem nas mãos dos soldados romanos. Estava sem cabeça para qualquer esforço a mais. Só que aquele casal assustado, naquele estábulo, despertou-me do sono. E logo após o nascimento do pequeno, um brilho imenso, havia se acomodado em cima daquele local. Era uma estrela. Eu sei que era. Seu brilho era inconfundível e fazia um contraste imenso com todo o vazio do local. A criança era tão humilde e repousava tão serena naquela manjedoura. Seria bom se os reis da época estivessem ali para observarem que, mesmo num lugar tão incomodo, aquele bebê era feliz. Por muitas vezes eu presenciei os reis e suas mulheres reclamarem da vida, e desperdiçarem coisas que, para aquele garotinho, seriam  úteis. Poucas horas depois eu vi três homens se aproximarem. Ao passarem pelo casebre onde eu estava, percebi que eles carregavam embrulhos. Sai de mansinho e abordei os homens que, assim como eu, carregavam traços de uma vida longa na caminhada. Eles me disseram que aqueles embrulhos eram presentes para o “salvador”. E foram depressa para o estábulo, onde cumprimentaram o casal e presentearam o pequeno. Sem entender do que se tratava eu, envergonhado pela minha ignorância, e também por não ter nenhum presente, decidi prosseguir com a minha caminhada. No caminho de volta para as vilas deparei-me com mais massacres. Famílias chorando e soldados impiedosos perfurando as crianças as quais eu havia projetado um futuro miserável. Um deles chegou até mim e perguntou de onde eu vinha. Respondi que vinha de um lugar deserto e abandonado e eles perguntaram se eu havia visto alguma criança pelo caminho. Lembrei do pequenino que repousava no estábulo. Só que jamais teria a coragem de deixar que aqueles soldados acabassem com aquela vida. Então menti. Disse que de onde eu vinha não havia vida nenhuma. Eles me deixaram passar e fui embora. Sabe, nunca mais eu vi aquele casal e aquele pequenino, mas tenho certeza de que ele está vivo pois, um dia, passando pelo mesmo estábulo, numa noite fria, aproximei daquela manjedoura, que já estava toda desajeitada. Um pequeno brilho me chamou a atenção e quando me aproximei, um homem simples estava sentado com a criação e me disse: Obrigado por ajudar Meu Filho em Sua missão. Deixa-lo vivo é o maior presente que Ele pode receber.
Que nesse natal possamos também deixar o mestre Jesus vivo em nossos corações. Feliz Natal e um próspero Ano Novo.
Johnata Augusto Rodrigues Amado de Carvalho 

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Homens feios são mais galãs!!


Um estudo conduzido por pesquisadores americanos ofereceu uma explicação para o fato de muitos homens feios conseguirem conquistar mulheres muito mais bonitas do que eles: falta de autocrítica, ou quase isso.
Segundo o estudo, homens considerados pouco aquinhoados com atributos de beleza física parecem crer que são mais atraentes do que o são na realidade, aumentando a sua autoconfiança e levando-os à ação.

No processo de conquista, diz uma das autoras do estudo, Carin Perilloux, do Departamento de Psicologia do Williams College, em Massachussetts, "há dois erros que um homem pode cometer".Para os pesquisadores, que publicaram seu artigo na revista científica Psychological Science, mais que uma simples autoilusão, essa percepção distorcida é um mecanismo evolutivo importante na preservação da espécie.
"Ou ele pensa 'Uau, essa mulher realmente está interessada em mim' – e ela não está, o que pode ter um custo, como um constrangimento ou um baque na sua reputação. Ou ela está interessada e ele perde a chance", diz.
"Ele perde uma oportunidade de acasalamento – o que é um custo imenso em termos de sucesso reprodutivo."
Percepções distorcidas
Os experimentos foram feitos com 96 rapazes e 103 moças universitárias, que foram submetidos ao que no mercado dos relacionamentos se conhece como speed dating, revezando-se a cada três minutos de conversa com cinco possíveis parceiros.
Antes dos encontros relâmpagos, os participantes avaliaram a si mesmos e aos seus paqueras em uma escala de beleza, e revelaram seu grau de interesse em um encontro sexual imediato.
Depois do encontro, eles avaliaram seus parceiros em diversos outros critérios, incluindo aparência e possibilidade de topar um encontro sexual.
Os resultados revelaram que os homens que estavam buscando um relacionamento sexual de curto prazo são mais inclinados a superestimar o interesse das mulheres neles.
Os homens que acreditavam ser mais bonitos do que são também perceberam um maior interesse das mulheres por eles – o que não era necessariamente verdade.
Já os homens de fato considerados bonitos pelas mulheres não pareceram ter essa visão distorcida.
Quanto mais atraente a mulher, maiores as chances de um homem superestimar o interesse dela, indicaram os resultados.
Por outro lado, as mulheres tenderam a subestimar o interesse dos homens.
Sobrevivência da espécie
O estudo procurou identificar nuances naquilo que já havia sido constatado em pesquisas científicas, que muitos homens superestimam o interesse que despertam nas mulheres.
Entretanto, disseram os pesquisadores, essas percepções distorcidas são importantes para garantir o sucesso sexual dos indivíduos e, por conseqüência, a sobrevivência da espécie humana.
Os pesquisadores concluíram que os homens que não se intimidam com sua aparência física – mesmo correndo o risco de uma rejeição – consistentemente se dão melhor, e passam seus genes da "distorção" para seus herdeiros biológicos.
No caso dos homens que estão buscando um relacionamento de curta duração, afirmaram os pesquisadores, os "problemas adaptativos são ligeiramente diferentes".
"Estes são limitados principalmente no número de parceiros, portanto superestimar é ainda mais importante", afirmou Perilloux.
Para os pesquisadores, tanto homens como mulheres se beneficiariam de ter em mente estes aspectos do relacionamento entre os sexos.
Perilloux defende que as mulheres explicitem suas intenções – ou a falta delas – "o mais claro possível".
Já os homens devem estar cientes de podem se equivocar em suas percepções – não para impedi-los de agir, mas para "evitar um coração partido depois".
(Matéria extraida do site BBC BRASIL)

Operação contra bicheiros acontece no Rio


Pelo menos 32 pessoas já foram presas hoje durante a operação “Dedo de Deus” realizada pela Policia Civil  e pelo Ministério Público para prender suspeitos de envolvimento com o jogo do bicho no Rio e em outros dois estados. Segundo o Ministério Público estadual, 29 pessoas foram presas no Rio, duas na Bahia e uma em Pernambuco. A operação que ainda está em andamento, conta com mil policiais civis e com a cobertura de helicópteros. Estão sendo cumpridos 60 mandados de prisão e pelo menos 120 mandados de busca e apreensão em residências, construtoras, empresas que fabricam artigos eletrônicos, gráficas, fazendas, sítios e hotéis. Até rapel chegou a ser usado pelos agentes, que desceram até a cobertura que seria de um contraventor. A policia também está realizando buscas no Barracão da Escola de Samba Beija-Flor e em um hotel fazenda, em Teresópolis. 

Rio em alerta para epidemia de dengue

A dengue matou 137 pessoas no Estado do Rio neste ano, segundo balanço feito até o ultimo dia 10 e divulgado ontem pelo governo. A cidade com o maior numero de casos é o Rio. Na capital foram relatadas 51 mortes. Em todo o Estado houve 165. 794 registros de dengue nesse ano. Para o Governo Federal o Rio está em alerta de epidemia, mas o prefeito Eduardo Paes foi mais radical e disse que a cidade deveria ser classificada com “alto risco de epidemia”.

domingo, 11 de dezembro de 2011

Cabral entrega obras e dá indicios de seu sucessor; Zé Renato fala sobre 2012

A chuva que caiu na região na sexta-feira pode ter atrapalhado os planos de muitas gente mas com certeza não atrapalhou o Governador do Rio, Sérgio Cabral. O homem esteve nas cidades da região e fez as vezes do Papai Noel, entregando obras e inaugurando industrias. Sempre acompanhado de seu vice Pezão, Cabral fez um discurso com um "quê" politico e deu indicios sobre o seu sucessor( ouça no áudio abaixo). O palanque que estava em uma das ruas que margeiam a Igreja Matriz de São Sebastião no centro de Barra Mansa, teve estrutura para aguentar tantas pessoas. Nada como um vindouro 2012 eleitoral para fazer tantas faces aparecerem. O que não faltou foram tapinhas nas costas e cordialidade numa tarde em que o povo de Barra Mansa estava mais pro lado de lá do que no de cá. Contudo o importante é que foi um presente recheado, várias ruas de vários bairros asfaltadas e também a promessa de mais obras. Aproveitando o ensejo o prefeito Zé Renato deu sua mensagem e falou dos projetos para 2012. Confira os áudios abaixo:


110205_007 by My Recording on Grooveshark


110205_010 by My Recording on Grooveshark


110205_006 by My Recording on Grooveshark

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Astrônomos descobrem dois buracos negros 10 bilhões de vezes maior que o Sol

O mistério dos Buracos Negros é algo que vai além da capacidade humana de compreensão. De acordo com a Teoria da Relatividade, um buraco negro é uma região do espaço da qual, nem mesmo a luz, pode escapar. Buracos negros são frutos da deformação do espaço-tempo causada por uma fonte altamente massiva e compacta. Recentemente astrônomos descobriram mais dois buracos negros. E não são só mais dois e, sim, os dois maiores já descobertos. Eles são cerca de 10 bilhões de vezes maiores que o Sol. Essas novas galáxias são conhecidas como NGC 3842 E NGC 4889. O responsável por essa descoberta é o professor Cung-Pei Ma, da Universidade da Califórnia. Auxiliado por sua equipe, o professor utilizou dados de telescópios terrestres situados no Havaí e do telescópio espacial Hubble, para conseguir descobrir os buracos negros. Essa descoberta se deu porque o movimento das estrelas sendo sugadas pela gravidade dos buracos era evidente através desse conjunto de telescópios. A revista Nature que trata desses assuntos espaciais traz relatos de pesquisadores que comprovam que há buracos negros supermassivos no núcleo de todas as galáxias massivas. Embora haja um grande numero de buracos negros descobertos, não é tão fácil assim localiza-los. Isso porque a forte gravidade desses fenômenos suga tudo em sua volta, inclusive luz e radiação, que podem auxiliar a visualizar sua presença. Só para se ter uma idéia do mistério que envolve esses "vazios espaciais", dizem que até mesmo o tempo, que é algo complexo de se entender, se "perderia" se fosse sugado por um Buraco Negro.

Morre criador do maior vilão da história em quadrinhos

FOTO: Divulgação

















Foto: Wikipédia- Coringa inimigo de Batman

Morreu hoje aos 85 anos Jerry Robinson. Ele é o criador do Coringa, o arqui-inimigo de Batman. Robinson era desenhista de histórias em quadrinhos desde os 17 anos de idade. Além de criar um dos maiores vilões que os HQs já viram, o artista também participou da criação do parceiro do Morcegão, Robin. Na época ele havia sido contratado como arte-finalista pelo cartunista Bob Kane (criador do Batman). Com sua influência na trajetória de Robin, ele foi creditado como co-criador do personagem. O Coringa foi criado em 1940- Kane afirmou que Robinson não foi o criador do vilão, ele apenas teria dado uma carta de baralho com um coringa para os roteiristas, que o criaram.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Região Sul Fluminense registra 7 mortes em uma semana por conta de acidentes de trânsito

Zenilton Meira/Agência A Tarde/AE Acidente que matou 36 trabalhadores rurais na Bahia
O acidente que aconteceu na noite de ontem na BR-393 e o outro que aconteceu na madrugada de hoje na estrada que liga Pírai à Pinheiral vieram para aumentar os números de acidentes registrados nessa ultima semana na região. Na noite de ontem, na Rodovia Lúcio Meira, mais precisamente no Km 239 da BR 393, um acidente  envolvendo dois carros levou a morte de Antônio Carlos dos Santos, de 33 anos e deixou ferido Alvaro Delvale, de 46 anos. Além disso o veiculo dirigido por Antonio Carlos, um Gol, colidiu com um ônibus e também com uma Ranger.
Já na estrada que liga Pirai a Pinheiral, um jovem, identificado apenas como Wellington, de 19 anos, morreu quando sua motocicleta colidiu de frente com um Corcel, na altura do bairro Varjão. Wellington morreu na hora.
Se pegarmos a ultima semana como referência, de domingo até sábado, veremos um numero triste de casos semelhantes aos descritos acima: morte no trânsito.
Isso é claro, além da imprudência, fruto do aumento da frota de veículos. Para se ter uma idéia, segundo o Detran, Barra Mansa tem uma frota de 56.636 veiculos automotores. São 38.925 automóveis e 6.391 motos circulando pela cidade. Já em Volta Redonda esse numero é absurdamente maior. São 11.485 veiculos. Enquanto que a população da cidade do aço é de 257.803 pessoas, ou seja, é um automóvel para cada 2,3 habitante.
Os acidentes aqui descritos, em sua maioria, são acidentes que acontecem nas rodovias que cortam essas cidades, contudo o aumento do numero da frota de veiculos nas cidades, gera o aumento do numero de fluxo de veiculos nas rodovias.
No domingo passado, dia 27, uma Van Sprinter capotou no Km 279 da Rodovia Presidente Dutra. Ela transportava funcionários de uma empresa terceirizada. Onze pessoas ficaram feridas. Felizmente não houve vitimas fatais.
Porém na terça-feira, dia 29 de novembro, 3 metalúrgicos morreram na hora em um acidente no km 291 da Dutra, em Porto Real. O Astra em que eles estavam bateu violentamente em um caminhão. Alecsandre Drilard Morgado, Luis Cláudio da Costa e o motorista Francis Oliveira Pedrosa morreram no local. Já o quarto ocupante do carro, Carlos Alberto Barbosa foi socorrido com ferimentos graves e morreu na madrugada do dia seguinte, no hospital.
Muitas colisões foram registradas nesse periodo de terça até o ultimo sábado, contudo mais dois chamaram a atenção. Na sexta-feira, dia 2 de dezembro, um acidente entre dois carros deixou pelo menos cinco pessoas feridas no km 286 da  BR 393 da Rodovia Lucio Meira, em Barra Mansa. Na tarde do mesmo dia um outro acidente, dessa vez no km 268 da Dutra, resultou na morte do mecânico Tiago de Andrade, de 26 anos. Ele dirigia um Gol quando perdeu o controle do carro, bateu no meio-fio e caiu em uma ribanceira. Amigos de Tiago, que moram perto do km, na entrada da Vila Principal, acreditam que ele tenha sido vitima de uma manobra arriscada de caminhoneiros, que acontece constantemente no local.
Como já foi colocado, os acidentes aqui expostos foram os de maior expressão. É claro que a Guarda Municipal, a Policia Rodoviária Federal e outros órgãos registraram um numero de acidentes maior. Mas a minha intenção foi colocar aqui o numero de vitimas fatais. Em uma semana tivemos 7 vitimas fatais. Ou seja, uma pessoa morta por dia, em decorrência do acidente de trânsito. Isso só aqui na nossa região Sul Fluminense.
Realmente tem sido preocupante o trânsito ultimamente. Flagras e mais flagras mostram o tamanho da irresponsabilidade de motoristas. Não sei se os casos aqui exposto foram frutos de irresponsabilidades, mas que a imprudência no trânsito é a causa de muitas mortes, isso é. Antes de finalizarmos essa parte e aproveitando o gancho da imprudência, na madrugada do ultimo sábado, 36 trabalhadores rurais morreram num acidente envolvendo uma carreta que transportava gesso, um caminhão e o ônibus que transportava os trabalhadores e que não tinha estrutura adequada para esse tipo de transporte. O acidente foi na Bahia. A Policia Rodoviária Federal informou também que o acidente aconteceu por conta de uma ultrapassagem irregular de algum dos veiculos. Além dos 36 trabalhadores que morreram, mais 13 pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas para hospitais da região.
Vimos então que o indice de acidentes de trânsito tem sido alto. Motivada pro isso, a prefeitura de Resende inicia a partir de amanhã o XIV Ciclo de Palestras do Programa GRSP (Parceria Global de Segurança Viária) de Resende. As atividades tem o objetivo de descobrir novas formas de aprimorar a segurança no trânsito e, consequentemente, diminuir a intensidade dos fatos relatados nesse texto. Espera-se que 300 motoristas participem dessa capacitação.

sábado, 3 de dezembro de 2011

Limite: uma questão de opção

Hoje, dia 3 de dezembro, é um dia dedicado aos cidadãos portadores de deficiência. Hoje é o dia Internacional do Portador de Deficiência. Antes de entrarmos no assunto em si vamos ver como é definida a palavra "deficiência": De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o conceito de deficiência é usado para definir a ausência ou a disfunção de uma estrutura psíquica, fisiológica ou anatômica. Pois bem, através dessa definição podemos entrar no que realmente interessa: a limitação. 
Ultimamente tenho visto muitas pessoas deficientes, sobretudo fisicamente, inseridas no mercado de trabalho. Não é por menos, pois está previsto em lei essa inserção. Contudo eu acho fascinante a maneira com que esses funcionários especiais lidam com o cotidiano do trabalho. A alguns dias atrás eu fui em um supermercado e, se não fosse por uma análise detalhada, eu não imaginaria que o garoto que me atendeu não possuia parte do braço. A agilidade com que embrulhava as compras me fez sentir vergonha de quando reclamo que tenho apenas dois braços para fazer zilhões de coisas. 
Além desse garoto, eu já vi vários realizando suas atividades e, fico feliz, quando meus olhos se acomodam a ver essas pessoas trabalhando. Confesso que antes eu achava um absurdo, coisa de outro mundo. Mas hoje não. Hoje acho isso fascinante. Até porque eu imagino como eles, ao receber o salário no final do mês, se sentem. É o mesmo sentimento de quando eu recebi o meu primeiro ordenado. Um sentimento de que somos uteis. 
Quando à limitação, eu, particularmente, acredito que seja opcional. E quem discordar, procure ver um pouco dos vídeos dos jogos ParaOlímpicos. Tenho certeza de que você irá me dar razão. 
Contudo eu nunca precisei duvidar dessa minha filosofia. Tenho amigos que são deficientes mas que, independente disso, curtem a vida até mais do que eu. Vejo muitas pessoas reclamando da vida, das dificuldades e de mais e mais coisas. Sinceramente eu não posso julgar ninguém por isso. Lamentações são peculiares da humanidade. Entretanto eu procuro me disciplinar. E faço isso observando a natureza e o ambiente que me ronda. Assim penso duas vezes e reflito para ver se realmente eu tenho razão para me lamentar de algo. 
Quem me conhece sabe que desde sempre eu sou um admirador de pessoas deficientes, sobretudo os que tem deficiência mental. Dentre os sonhos que possuo, um deles é abrir instituições para abrigar e trabalhar com pessoas assim. Gosto bastante de psicologia e isso me instiga em querer conviver com pessoas com deficiência mental. Acho interessante o modo pelo qual eles observam o mundo. 
E falando nisso é interessante, sem fugir do contexto, analisarmos a nossa realidade (que é diferente dos deficientes mentais). Temos um mundo globalizado, técnico e mecânico. E para os que possuem deficiência mental, assim como para as crianças, toda essa mecanização, ganham um aspecto mais humanizado. 
 Voltando para o deficiente em geral, para finalizar, quero citar uma frase que eu li em alguns de meus rascunhos, cujo autor eu não me recordo:
"Deficiência é não enxergar nas pessoas, as suas verdadeiras eficiências"
Então meus amigos vamos pensar nisso para não ser injusto com ninguém e, acima de tudo, vamos olhar para esses amigos especiais com mais atenção, pois ainda temos muito a aprender sobre o que é verdadeiramente perfeição.
Johnata Augusto Rodrigues Amado de Carvalho

Sócrates é internado novamente

O ex-jogador Sócrates foi internado novamente ontem. Já é a terceira vez em menos de quatro meses. De acordo com o boletim médico divulgado pelo hospital Albert Einstein, o quadro de saúde de Sócrates é grave, ele respira por aparelhos e faz diálise para conter a infecção. O ex-jogador e também médico (Sócrates) teve um problema originado no intestino, mais precisamente um choque séptico, que diminui a pressão cardíaca e causa mau funcionamento dos órgãos vitais, como o rim, e dificulta a oxigenação do cérebro. Anteriormente Sócrates havia tido duas hemorragias digestivas.
Toda essa luta do ex-jogador é fruto do vicio de bebida alcoólica. Durante boa parte da vida ele se entregou às bebidas e, na posição de médico, sempre esteve consciente dos riscos que esse vicio trazia. Logo após começar a pagar o preço pelo vicio, Sócrates, em suas declarações, se mostrou arrependido e, como muitos, "não imaginava que um dia isso aconteceria". O conselho que ele deu aos que estão entrando nesse caminho é para que "pulem fora".

Sócrates na sua melhor forma fisica, quando atuava pela Seleção Brasileira


















Nos resta torcer para a recuperação desse homem que fez a alegria de muitas pessoas. Que foi um ícone no nosso país. Sócrates estamos torcendo por você e também para os amigos que se perderam no caminho do vicio.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Empresário Marcos Valério é preso por Grilagem de Terra; entenda o que é grilagem de terra

O empresário Marcos Valério, acusado de ser o operador do esquema que ficou conhecido como Mensalão, foi preso hoje em Belo Horizonte. A prisão efetuada a pedido do Ministério Público Federal da Bahia aconteceu na residência do empresário, no bairro Bandeirantes. Informações preliminares deram conta que  Valério está sendo acusado de participar de um esquema de grilagem de terras no Estado. Além dele mais três pessoas foram detidas na capital mineira. 
Para quem não sabe, grilagem de terra é uma manobra irregular que faz com que os "grileiros" (Nome dado aos criminosos que praticam tal atividade) se apropriem de terras públicas através da falsificação de documentos. Embora não ouvimos falar muito dessa prática ela é um dos principais contribuintes para o desmatamento de florestas tropicais. E para se ter uma idéia, um levantamento feito em 2006 por ONG's e institutos de pesquisas mostraram que, só no estado do Pará (onde a prática é mais comum) 30 milhões de hectares eram grilados, o equivalente a 23% do território paraense. Essa falsificação de documentos é facilitada com fraudes em cartórios, conivência de funcionários públicos, além da compra de terras de posseiros. 
O nome de "grileiro" toma realmente um sentido literal. Porque a prática envolve os insetos de 15 gramas. A técnica consiste em colocar escrituras falsas em caixas com grilos, o que deixa os documentos amarelados por conta dos excrementos e também roídos, dando as esses um aspecto de antiquado, tornando-os mais verdadeiros.