Total de visualizações de página

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Empresário Marcos Valério é preso por Grilagem de Terra; entenda o que é grilagem de terra

O empresário Marcos Valério, acusado de ser o operador do esquema que ficou conhecido como Mensalão, foi preso hoje em Belo Horizonte. A prisão efetuada a pedido do Ministério Público Federal da Bahia aconteceu na residência do empresário, no bairro Bandeirantes. Informações preliminares deram conta que  Valério está sendo acusado de participar de um esquema de grilagem de terras no Estado. Além dele mais três pessoas foram detidas na capital mineira. 
Para quem não sabe, grilagem de terra é uma manobra irregular que faz com que os "grileiros" (Nome dado aos criminosos que praticam tal atividade) se apropriem de terras públicas através da falsificação de documentos. Embora não ouvimos falar muito dessa prática ela é um dos principais contribuintes para o desmatamento de florestas tropicais. E para se ter uma idéia, um levantamento feito em 2006 por ONG's e institutos de pesquisas mostraram que, só no estado do Pará (onde a prática é mais comum) 30 milhões de hectares eram grilados, o equivalente a 23% do território paraense. Essa falsificação de documentos é facilitada com fraudes em cartórios, conivência de funcionários públicos, além da compra de terras de posseiros. 
O nome de "grileiro" toma realmente um sentido literal. Porque a prática envolve os insetos de 15 gramas. A técnica consiste em colocar escrituras falsas em caixas com grilos, o que deixa os documentos amarelados por conta dos excrementos e também roídos, dando as esses um aspecto de antiquado, tornando-os mais verdadeiros.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário