Total de visualizações de página

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

DESTAQUES DO DIA E DA SEMANA



Numa ação de prevenção a desastres causados pelas fortes chuvas, típicas do verão, o Governo do Estado do Rio de Janeiro apresentou ontem o plano de prevenção a 31 municipios que apresentam áreas de riscos. Essas áreas foram mapeadas pelo Serviço Geológico do Estado durante todo o ano. O levantamento apontou que há 7.683 casas ameaçadas, o que equivale a um total de 32 mil pessoas expostas aos riscos. A população passará por treinamentos sobre como agir em casos de desabamentos e deslizamentos. Além disso serão instaladas placas que indicarão rotas de fuga e locais de abrigos seguros. Lideres comunitários receberam telefones celulares do Governo para receberem informações meteorológicas e, caso seja necessário,  deixar em alerta a comunidade. Em casos mais críticos, está sendo estudada a possibilidade de realocação das vitimas em casas do programa Minha Casa, Minha Vida.
 ----------------------------------------------------------------------------------------------------------
As cidades sedes dos jogos da Copa do Mundo de 2014 poderão recorrer ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para financiar as obras para mobilidade urbana, tais como: a criação e ampliação de corredores viários, a instalação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) e do sistema de ônibus rápido BRT. O FGTS financiará até 4 bilhões de reais. Conforme decisão publicada nesta semana pela Caixa Econômica Federal no Diário Oficial da União os projetos devem estar definidos na matriz de responsabilidade das obras prioritárias de infra-estrutura da Copa ou vinculadas ao PAC. O uso do FGTS para obras da Copa já havia sido proposto pelo Congresso Nacional mas foi vetado pela presidente Dilma no ultimo dia 14.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------

O Brasil deve ultrapassar a França e se tornar a 5ª maior economia do mundo antes de 2015.   A previsão é do Ministro da Fazenda.   Segundo Guido Mantega, o Fundo Monetário Internacional  estima que o Brasil atinja essa posição em três anos.   Mas o ministro disse acreditar que isso pode acontecer um pouco antes em razão das dificuldades que os países europeus deverão enfrentar nos próximos anos por conta da crise financeira. 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 O Cristo Redentor será o embaixador da Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá de 23 a 28 de julho de 2013 no Rio, com a presença do Papa Bento XVI.   De acordo com o governo do estado, réplicas do monumento, cada uma medindo 3,8 metros, serão expostas a partir de março em capitais do mundo todo.    A primeira será instalada na praça de São Pedro, no Vaticano. 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------

O aumento de  77 Reais sobre o salário mínimo,  que passará a valer  622 Reais em 2012, vai causar um gasto extra anual de  19 bilhões e 800 mil Reais à Previdência Social.  É o que prevê um estudo feito pelo Dieese.  Mas de acordo com o levantamento, o custo para a previdência será menor do que o aumento de arrecadação de impostos com o novo salário mínimo.   O Dieese prevê que a arrecadação de tributos vai aumentar em  22 bilhões e 900 mil reais, no ano que vem, devido ao crescimento do consumo decorrente do reajuste do mínimo.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O Ministério da Justiça anunciou a renovação da Campanha Nacional de Desarmamento até o fim de 2012.   A campanha é resultado de uma parceria entre o ministério e o Banco do Brasil, responsável pelo pagamento de indenizações em troca das armas recolhidas.   De acordo com o Ministério da Justiça, desde maio, quando a campanha começou, até esta semana, foram recolhidas 36.884 armas e 150.965 unidades de munição.   No total, foram pagos 3 milhões e 500 mil Reais  em indenizações pelos armamentos.   Para cada arma ou munição entregue são pagos  100,  200 ou  300 Reais,  dependendo do tipo de armamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário