Total de visualizações de página

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

BITCOIN: MOEDA DO FUTURO


Assim como eu, duvido que você tenha em sua conta virtual, um centavo...ops! Um bitcoin se quer. Isso meus amigos! Bitcoin não é um novo biscoito, muito menos um tipo de doença, é dinheiro, money....e dos que valem pra valer. Até pouco tempo atrás eu também não sabia da sua existência, e olha que ultimamente tenho navegado e consumido bastante pela net. Lendo a edição de numero 297 da baita Revista Super Interessante (Jabá), que saiu em novembro, eu pude tomar conhecimento da nova moeda e, ao menos tentar, embarcar nesse novo modelo de mercado. E descobri que é menos estressante do que comprar ações na Bovespa. Pois bem amigos, antes de entrar em como funciona essa moeda, eu apenas vou mostrar como ela surgiu.
“Bitcoin é uma moeda digital criada em 2009 por Satoshi Nakamoto. O nome também se refere ao programa código aberto que ele projetou para usar a moeda, e a rede peer-to-peerque ele forma. Diferente da maioria das moedas, bitcoin não depende em confiar em nenhum emissor centralizado. Bitcoin usa banco de dados distribuído espalhados pelos nós da rede peer-to-peer para registrar as transações, e usa criptografia para prover funções básicas de segurança, como certificar que bitcoins só podem ser gastas pelo dono, e evitar gastos duplos. O projeto de Bitcoin permite propriedade e transferências anônimas de valores. Bitcoins podem ser salvas em computadores na forma de um arquivo carteira, ou em serviços de carteira provido por terceiros; e em ambos os casos bitcoins podem ser enviadas pela Internet para qualquer pessoa que tenha um endereço de Bitcoin. A topologia P2P da rede Bitcoin e a ausência de uma entidade administradora central torna inviável que qualquer autoridade, governamental ou não, manipule o valor de bitcoins ou induza inflação "imprimindo" mais notas”. (WIKIPÉDIA)

Bom após a breve explicação do professor Wikipédia, a gente pode tentar entender melhor do que se trata.
Esse modelo é descentralizado, ou seja, o controle não está nas mãos de políticos, banqueiros ou burocratas. E a troca da moeda, ou seja, a circulação dela é semelhante às transações bancárias online. Você não vê a matéria, o dinheiro bruto, você acessa sua conta e verá que o número aumentou ou diminuiu. Para que possa possuir essa conta, um Dowlnload de uma espécie de carteira digital deve ser feito. Essa carteira será a sua “conta corrente”. As primeiras moedas de bitcoins são adquiridas em casas de câmbio virtuais, e são trocadas por dinheiro tradicional. Depois, se Fulano quiser comprar alguma coisa que Beltrano esteja vendendo em troca de bitcoins, passa as suas moedas para a carteira digital dele, assim como foi dito, é semelhante a uma transferência de contas. Cada conta tem um endereço (na forma de uma seqüência de letras e números). Se eu vendo uma bicicleta para você por bitcoins, você entra na sua carteira digital (instalada no seu PC), digita o endereço da minha (já que eu também tenho o programa) e faz o depósito. E tem mais, se um site aceita bitcoins, ele também terá o endereço dele disponível.
Agora você pode está se perguntando o porque disso tudo. Bom se você quer a minha opinião, eu acho bacana. É um sistema inovador e se podemos acreditar que animais em notas valem 10, 20, 50, 100 reais. Podemos muito bem acreditar que uma moeda virtual é capaz de trazer para nós aquele objeto que queremos. Bom e foi justamente pela sua fama e por muitas pessoas aderirem a idéia, é que o bitcoin ganhou seu espaço. E para que continue assim a moeda precisa se tornar escasso. E para que isso aconteça o sistema por trás dessa economia futuristica prevê que o máximo de moedas circulando será de 21 milhões de unidades. Em novembro quando foi publicada  a matéria na revista Super, existiam cerca de 7 milhões dessas moedas- o equivalente a 30 milhões de euros. Pra ser mais exato com os números, a cotação (que chique) do bitcoin estava valendo 30 euros em junho do ano passado. Um bitcoin=30 euros. No fechamento da edição de novembro, um bitcoin estava sendo cotado entre 4 e 5 euros.
Bom meus amigos esse foi um pouco do raio-x dessa moeda nova que circula por ai. Decidi fazer essa matéria pra que quando alguém tocar no assunto de bitcoin, você não fique perdido e, se for entrar nessa, me avise, pra mim ter algum sócio com quem enriquecer (ou empobrecer). Ah! Eu sei, eu me empolguei contando sobre os prós da moeda mas esqueci dos contras. Bom o contra no caso é a invasão dos hackers, já que virou moda esse crime. Mas a vez que esse “banco virtual” foi invadido e as carteiras”de vários usuários foram hackeadas (saqueadas) o sistema ressarciu os bitcoins “roubados”. E então? Qual vai ser? Você aposta no futuro dessa moeda, ou isso não passa de brincadeira de nerd? Comente e compartilhe.
Johnata Augusto Rodrigues Amado de Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário