Total de visualizações de página

domingo, 14 de agosto de 2011

Crônica: Obrigado Pai


A vida é um mistério só. Por ela passamos de maneira tão misteriosa que eu nem tenho mais neurônios pra tentar entender o porque disso tudo. E nem sei se esse “porquê” existe. Contudo algumas figuras marcam de tal maneira nossa existência aqui, que é válido gastar neurônios para interpretá-las.
Lembro que durante minha formação no ventre materno, vez e outra, eu ouvia um alguém do lado de fora falar comigo. Era uma voz grossa e animada, cheia de vitalidade. Eu ficava curioso para conhecer esse meu amigo que tanto se animava com a minha vinda. No dia em que nasci, meus olhos fechados por conta da forte luz que brilhava naquele quarto me impediram de conhecer esse meu amigo. Mas eu sentia a presença dele. Fui crescendo na presença desse amigo, o qual me ensinaram a chamar de Pai.
E hoje é comemorado o dia dessa pessoa, desse amigo. Cansado pelo tempo que longe se vai ainda tenho o orgulho de ter essa figura presente em minha vida. Sua voz não tem mais a força que ecoava dentro do ventre materno. E, agora eu entendo, o porquê de todo esse cansaço.
A figura paterna é da natureza de um mundo que vive num sistema de vida individual. Onde o conceito família se espreme em um ou outro lar. E para esses semeadores que prezam pela união, a fragmentação da contemporaneidade realmente é desgastante.
Mas o Deus, que é Pai, também se vê envolto nessa luta pela união dos seres. E acredito, na minha simples concepção, que alguns pais são recrutas desse exército de Deus. Vivem numa batalha infinita, onde o objetivo é a formação de vidas produtivas para o futuro.
É triste os andarilhos dessa Terra que nunca tiveram a oportunidade de serem acolhidos por esses bravos soldados desse exército magnífico.
Triste também deve ser esses seres que passaram sua vida num ventre silencioso onde, do outro lado, a voz de um amigo não ecoava.
Há guerreiros que se acovardaram diante do combate em que teriam que enfrentar quando passaram a carregar o pesado fardo de ser chamado pai. Outros foram arrebatados e inibidos de exercer essa nobre missão. Outros ainda até tiveram essa oportunidade, mas não souberam reconhece-la.
Contudo hoje é dia de comemorar. Comemorar o dia desses guerreiros que são maridos, trabalhadores e, acima de tudo, pais. Comemorar a existência desse reflexo, quase perfeito, de Deus aqui na Terra.
Em respeito à ciência, que já comprovou que as crianças seguem geralmente os pais e os tem como exemplo de vida, quero eu também ser um bom semeador e cultivar o filho da maneira que meu pai me cultivou. Sei que é uma missão difícil. Ainda mais hoje em dia. Mas é uma missão que, meu pai provou ser uma das mais bonitas a serem cumpridas na passageira vida que temos. Se minha saúde permitirá isso? Sinceramente não sei. Espero que sim. Porém levo a certeza de que, se o mundo me deixar viver, serei eu também honrado em semear vidas, para que no futuro, ainda que surrado em um leito qualquer, eu ouça uma voz confortante dizer: OBRIGADO PAI.
FELIZ DIA DOS PAIS.
Johnata Augusto Rodrigues Amado de Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário