Total de visualizações de página

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

POLITICA: SUJEIRA PRA MAIS DE METRO

ERRAR É HUMANO, CULPAR ALGUÉM É POLITICA

O sábio ditado acima mostra a realidade da crise vivida nos ministérios que regem o nosso país. A presidente Dilma (Sim presidente, com e, de acordo com a respeitada norma da lingua portuguesa) realizou, segundo os amigos da imprensa, uma faxina em determinados ministérios. Uma tal de "Herança Maldita" chegou a ser cogitada. Mas foi até, educadamente, abafada. O fato é que a presidente entrou no cenário presidencial, assim como entrou no cenário politico, despreparada. Sim! Despreparo é a palavra correta. Assim como quase toda a classe politica do país, que se encontram num verdadeiro campo minado, como soldados enviados a uma guerra, sem treinamento algum. Minha fraca filosofia é forte ao dizer que politica é questão de vocação. Não há profissão que exija mais responsabilidade do que a dos excelentissimos senhores politicos. Professores, médicos, bombeiros, sim. Profissões de extrema importância e responsabilidade. Porém, quem organiza toda a sociedade mundial, e quem é a chave para todas as mudanças, se concentram em planaltos, palácios e derivados. E são pessoas, em sua maioria, despreparadas. E digo mais: Há muito não vejo uma eleição presidencial nesta terra verde-amarela, com candidatos merecedores de representar esse povo. 
No alto de minha juventude, posso ser apenas mais uma voz na multidão. Posso ser insano em crer que estou correto. Mas tenho a certeza de que a minha opinião é a voz engasgada de muita gente. Em tempos passados, a solução para mim seria o exilio. Mas hoje, não incomodo ninguém. Vivo na geladeira de meu meio social, em que minha opinião em nada altera. Mal posso ditar o que minha cadela deve fazer, menos ainda instruir a humanidade a algo. Voltando a questão do despreparo politico, a história que conheço do Brasil, e que me foi revelada em sala de aula, mostrou-me grandes mentes realmente capazes de liderar nações. Mas hoje não vejo isso. 
O presidente Lula entrou no cenário politico, também, no meu ponto de vista despreparado. Mas a diferença que fez com que o povo se identificasse com ele, foi a sua vocação para a politica. Engana-se quem pensa que heroismo é algo restrito a ficção. Ao longo da história, os maiores movimentos positivos foram guiados por heróis. E Lula, foi um herói. Assumiu riscos, deu a face para que lhe arrancassem as barbas. Com isso ele exerceu um governo invejável. Foi um lider que o povo precisa.  
Suprir as necessidades do povo, nem sempre é suprir as necessidades do país. Isso é verdade. Toda a responsabilidade de um país perante o mundo deve ser levada em conta.  E o equilibrio entre agradar o povo e os vizinhos deve ser mantido para o bem da estrutura de uma nação. E Lula soube fazer isso.
Prosseguindo então no raciocinio, a faxina que disseram ter sido feita nos ministérios, foi algo tão amador e covarde, que não enche os olhos de ninguém. Admiro sim, a presidente Dilma pela sua ousadia e pulso firme nas atitudes em que tomou, mas não tem como garantir que isso será confortante para o futuro de meus filhos. Os maiores lixos continuam entupindo a vida dos cidadãos brasileiros, sobretudo, os de origens mais humildes. O ditado no topo desse texto revela isso. As punições que cairam sobre aqueles individuos "despachados" de seus cargos, foi apenas uma maneira de fazer politica, iludindo o povo de que o país caminha para o progresso. 
Não podemos ser hipócritas de assumir a cadeira de critico e fuzilar os que estão na berlinda. Mas também não podemos aceitar o ato covarde desses que tem recursos para nos afundar na lama da desigualdade, da fome, da miséria. Se podemos nos honrar de cediar eventos esportivos de grande porte, temos o dever de nos honrar com uma segurança competente. 
E antes que passe em branco, o lider tem que saber ser fisico e, acima de tudo, espiritual. Porque somente lideres espiritualizados sabem abrir bons caminhos para todos, eu disse todos, os seus seguidores cruzar.
 Portanto meus amigos leitores, não levem em consideração as mudanças feitas no governo Dilma. Sei que ela tem capacidade para ser melhor, sei que ela pode se preparar para bem governar, temos ainda pouco mais de três anos de governo Dilma. Torço para que a vocação dela seja realmente a politica e que também os erros sejam corrigidos como erros, e não apenas uma maneira de fazer politica. E, aproveitando a carona do assunto politica, espero o pior para as eleições municipais do ano que vem!!

Johnata Augusto Rodrigues Amado de Carvalho