Total de visualizações de página

terça-feira, 30 de abril de 2013

Operação caça policiais corruptos no Estado do Rio

Agentes da Subsecretaria de Inteligência (SSINTE) da Secretaria de Segurança e da Corregedoria da Polícia Militar deflagram, nesta terça-feira, dia 29, a Operação Compadre. O objetivo é cumprir 78 mandados de busca e apreensão e 78 mandados de prisão. Destes, 53 foram expedidos contra policiais militares, sete contra policiais civis e 18 contra civis (não policiais). A partir das investigações da SSINTE e da Corregedoria da Polícia Militar, que duraram seis meses, foi constatado o envolvimento de policiais civis e militares na cobrança de propina de comerciantes que trabalham em feiras de Bangu e Honório Gurgel, além dos pontos de moto táxis da região abrangida pelo 14º BPM (Bangu). Os mandados de prisão expedidos contra policiais civis estão sendo cumpridos por agentes da Corregedoria da Polícia Civil (Coinpol). As investigações tiveram início após denúncia de cobrança de quantias em dinheiro de comerciantes e camelôs em três feiras. Feirantes e comerciantes com mercadoria ilícita (‘piratas’ ou produtos de roubo) eram obrigados a pagar à quadrilha para não serem incomodados. Vendedores de mercadoria lícita, porém sem autorização da Prefeitura, também pagavam, porém valor inferior. Em flagrantes feitos pelas equipes de Inteligência da Secretaria de Segurança foi detectado ainda que um homem, que se passava por policial civil, e policiais militares repartiam o dinheiro recolhido com duas viaturas que costumavam parar sistematicamente para recolher a propina. Passou-se então a se investigar um esquema de corrupção envolvendo policiais do 14º BPM (Bangu), da 34ª DP (Bangu) e da Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM). Durante a apuração da denúncia, moto taxistas revelaram não possuir carteira nacional de habilitação e não trafegar de acordo com as leis de trânsito. Foi identificado que muitos moto taxistas faziam ainda o transporte de drogas para usuários.  Com a propina paga aos policiais, as irregularidades não eram combatidas. As corregedorias das polícias Civil e Militar já instauraram procedimentos investigativos. Graças ao fortalecimento do trabalho das Corregedorias, desde 2008 foram excluídos de suas corporações mais de 1400 policiais civis e militares.

Prefeito de Barra do Piraí perde mais uma na Justiça e permanece fora do cargo




O prefeito afastado de Barra do Piraí, Maércio de Almeida, foi condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, que apreciou nesta segunda-feira o mérito da ação movida contra ele. Mesmo com o desfecho do julgamento adiado para semana que vem - por conta do pedido de vista feito por um dos membros da corte -, Maércio não tem como vencer. Isso porque, segundo advogados ligados ao caso, a solicitação veio no momento em que quatro dos seis jurados já votaram pela condenação de Maércio, ou seja, matematicamente, é impossível virar o resultado. Na sessão da semana que vem, serão dados apenas dois votos, já que a presidente do tribunal, desembargadora Letícia Sardas, só participa em caso de empate. A conclusão do julgamento foi remarcada para a próxima segunda-feira. Maércio e seu vice, o Dr. Norival, são alvos de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral. O processo, que expõe supostas irregularidades cometidas pela dupla durante a campanha eleitoral, culminou na cassação deles, sentenciada, em fevereiro, pelo juiz da 93ª Zona Eleitoral de Barra do Piraí, Maurílio Teixeira de Mello Júnior. O cargo de prefeito vem sendo exercido interinamente pelo presidente da Câmara, Pastor Monteiro.

Plantão de Polícia




Em Barra Mansa a polícia investiga o assassinato de Wallace Tomás Lima, de 20 anos, que foi morto com cinco tiros, na madrugada de ontem, na Vila Independência. O homicídio ocorreu na Rua José Afonso Borges, em frente ao posto de saúde do bairro. Os tiros atingiram as costas (4) e a cabeça do rapaz. De acordo com a polícia, não foram encontradas as cápsulas dos projéteis no local, levando a crer que o assassino teve o trabalho de recolhê-las, fato que dificulta as investigações. Segundo a polícia, Wallace não tinha antecedentes criminais. O caso foi registrado na delegacia de Barra Mansa.
----------------------------------------------------------
Já em Resende, Edmilson Jesus de Ávila, de 31 anos, foi assassinado a tiros nesta segunda-feira. O crime foi cometido em frente a um colégio particular da Morada da Colina. O autor estava numa bicicleta, segundo informação recebida pela polícia. Edmilson era morador de Angra dos Reis e estava com mandado de prisão expedido pela Justiça por tentativa de homicídio, praticada em 2002, em Resende. 
--------------------------------------------------------------------
O IML de Resende informou ontem que no máximo em trinta dias sai o laudo com a causa da morte de Patrícia da Paixão Fernandes, de 27 anos. A jovem que era moradora do bairro Santa Isabel em Barra Mansa, passou mal na madrugada de domingo numa boate em Quatis. A jovem deu entrada no hospital São Lucas já sem vida de acordo com o laudo médico. O pai da vitima relatou que ela não usava drogas e nem tinha problemas de saúde, e que bebia de vez em quando. O laudo será essencial para que a polícia conclua os trabalhos de investigação.
--------------------------------------------------------
Em Barra Mansa a polícia está procurando um homem que atropelou na madrugada de ontem, Moacir José de Paula, de 55 anos. O homem foi atingido por um carro de cor escura e placa KVZ-1446 na Avenida dos Aposentados, na Vista Alegre. Ele foi socorrido e levado para a Santa Casa, mas morreu pela manhã. O irmão da vitima contou na delegacia que Moacir estava numa festa que está acontecendo no bairro, mas que não soube informar como o acidente aconteceu. Testemunhas disseram que o homem estaria dormindo na frente do veículo, fato que a polícia não confirma. Moacir era desempregado e morava na Rua Bom Jesus, também no bairro Vista Alegre.
-----------------------------------------
Guilherme não é visto desde quinta-feira

Mais um caso de jovem desaparecido é registrado na delegacia de Volta Redonda. Guilherme Henrique Venzel Raider, de 22 anos, morador da Rua 2, no Padre Josimo, não é visto pela família desde a última quinta-feira. A mãe dele, Leci Vanzel Raider, de 57 anos, contou que o filho saiu de casa por volta das 14 horas e, desde então, não foi mais visto. Guilherme tem duas passagens pela polícia: uma por assalto e outra por furto. Na semana passada, um jovem que estava desaparecido foi encontrado morto. Otávio Henrique Araújo de Assis, o Ramón, de 19 anos, que era soldado da Aman, em Resende, e morava no Retiro, teve o corpo encontrado na última quinta-feira, numa pedreira desativada da Rua Garibaldi, no mesmo Retiro. Ele estava desaparecido havia quatro dias.
--------------------------------------------------------
Um acidente no início da noite da segunda-feira envolveu um carro e uma motocicleta, na Avenida Lucas Evangelista, no Aterrado, em Volta Redonda. A colisão aconteceu em frente ao Palácio 17 de Julho. A moto KYR-1221, conduzida por Diego Leonardo Oliveira, bateu na lateral de um automóvel Suzuki, ainda não emplacado. O motorista do veículo preferiu não se identificar. O motoqueiro foi conduzido por uma ambulância ao Hospital São João Batista, com suspeita de fratura no dedo da mão. A Guarda Municipal orientou o trânsito até a chegada da Polícia Militar, para fazer o Brat (Boletim de Registro de Acidente de Trânsito). 
---------------------------------------------------------
Policiais da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Volta Redonda divulgaram nesta segunda-feira a prisão, efetuada na tarde de sexta-feira, de Leilton Dias de Oliveira, de 26 anos. Contra ele existia mandado de prisão preventiva pelo crime de furto, expedido pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Resende. Leilton, segundo a polícia, possui uma extensa ficha de antecedentes, com 10 passagens pelo crime de furto, duas por estelionato, uma por apropriação indébita, duas por ameaça, uma por vias de fato, o que resultou na decretação de sua prisão. Seus alvos principais sempre eram carros e motos. Segundo a polícia, ele já teria furtado cinco motos e dois carros e ainda seria responsável por estelionatos envolvendo motos. Leilton mora na Rua Coronel Rocha Santos, no bairro Jardim Brasília, em Resende e foi capturado em Porto Real, quando prestava serviços a uma empresa terceirizada da Volkswagen. Ele não ofereceu resistência.
--------------------------------------------------
Agentes do 28º BM (Batalhão de Polícia Militar) apreenderam, na noite desta segunda-feira, cerca de dez quilos de maconha no bairro Santa Inês, em Volta Redonda. A droga estava numa casa e pelo menos um suspeito foi preso após troca de tiros. A ação foi realizada por policiais das Patamos I, II e III que estavam em patrulhamento na área. Traficantes chamaram a atenção quando correram ao avistarem as viaturas. A maconha já foi apresentada na delegacia de polícia.
---------------------------------------------------------
Um assaltante armado levou os celulares de um homem, de 28 anos, e sua sobrinha, de 18, na noite desta segunda-feira, no Centro de Volta Redonda. De acordo com o registro policial, os dois passavam pela Avenida Getúlio Vargas, quando o suspeito chegou por traz do rapaz, apontando a arma para sua cabeça. Ainda segundo o registro, o assaltante fugiu em seguida, levando os celulares das vítimas.
--------------------------------------------------

Uma carreta pegou fogo por volta das 7h15min, no km 287, da Rodovia Presidente Dutra, em Floriano, próximo ao Posto da Polícia Rodoviária Federal, sentido Rio, em Barra Mansa. Não há congestionamento no local. A carreta está no acostamento e o trânsito flui com lentidão. Bombeiros continuam no local na operação rescaldo.
 

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Plantão de Polícia

Wallace Tomás Lima, de 20 anos, foi assassinado com cinco tiros, na madrugada desta segunda-feira, na Vila Independência, em Barra Mansa. O homicídio ocorreu na Rua José Afonso Borges, em frente ao posto de saúde do bairro. Os tiros atingiram as costas e a cabeça do rapaz. De acordo com a polícia, não foram encontradas as cápsulas dos projéteis no local, levando a crer que o assassino teve o trabalho de recolhê-las, fato que dificulta as investigações. Segundo a polícia, Wallace não tinha antecedentes criminais. O caso foi registrado na delegacia de Barra Mansa.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A Guarda Municipal de Volta Redonda deteve, no fim de semana, Jader Almeida da Silva, de 27 anos, suspeito de embriaguez ao volante. Ele dirigia o CrossFox LKV-7889, que bateu na Saveiro  JKX-2897 e num Fiat Uno que estavam estacionados na Rua Silva Ramos, proximidades do número 56, no Jardim Normândia. Jader, de acordo com o registro policial, tentou deixar o local, mas não conseguia parar em pé, segundo testemunhas. Ele acabou deitando num gramado em frente ao local onde ocorreu a colisão. Uma equipe da Guarda Municipal foi acionada e conduziu o suspeito até o posto da Polícia Rodoviária Federal, mas ele se recusou a fazer o teste do bafômetro. Jader foi então conduzido ao Instituto Médico Legal, em Três Poços, onde foi examinado por um perito de plantão, que constatou a embriaguez. Jader foi preso em flagrante e vai responder por embriaguez ao volante, tentativa de fuga e falta de habilitação. 
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Policiais militares prenderam o foragido da justiça Everton Viviano Correa Ael Roldão, o "Guinho" de 21 anos, no bairro Jardim Belmonte, em Volta Redonda. Ele é acusado de participar da tortura de um jovem no ano passado, no bairro Apóstolo Paulo, em Barra Mansa. PMs patrulhavam o bairro quando desconfiaram de um carro modelo Fox, com placa do Rio de Janeiro, dirigido por Guinho. Ao abordarem o veículo, o suspeito foi reconhecido por um dos agentes. Ele foi levado a 93ª DP (Volta Redonda), onde foi constatado que contra ele haviam dois mandados de prisão. Guinho - que já tem 10 passagens pela polícia e é suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas - é acusado de participação no sequestro e tortura de um adolescente, em junho de 2012, no bairro Eduardo Junqueira. O jovem, na época com 17 anos, morador da Rua Eduardo Junqueira, foi agredido, sequestrado e torturado, em uma casa no bairro Apóstolo Paulo. As violências teriam ocorrido em represália a um furto do qual o adolescente foi acusado de ter cometido. Outros envolvidos também foram reconhecidos pela vítima e indiciados por tortura, formação de quadrilha e porte ilegal de arma.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
O delegado titular da 98º DP (Paulo de Frontin), Luiz Fenando Nader Damasceno, informou ontem, que Sheila Regina Oliveira Delphino, de 50 anos, teve a prisão temporária por 30 dias, decretada pela Justiça. Ela é assassina confessa do próprio filho, o menino Isac Dephino Souto de Barros, de 11 anos. Sheila foi levada já presa para a delegacia de Valença, onde aguarda transferência para o Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, no Rio. O crime foi na última sexta-feira, na Rua Americo Pereira, no bairro Benfica, em Valença. O delegado Luiz Fernando Nader, de Paulo de Frontin, responsável pelo plantão de área no fim de semana nas delegacias das duas cidades, disse que Sheila usou uma tira de pano para asfixiar o filho e depois teria usado uma faca para cortar o pescoço da criança. Luiz Fernando informou ainda que Sheila sustentou a versão de que matou porque não tinha condições financeiras de sustentar o filho. Ela informou ao delegado que o filho era muito educado e excelente aluno. A mulher alegou ainda que sofria de depressão, e que estava com o nome sujo. Ela ainda revelou que eles tomavam café da manhã e ficavam o resto do dia sem comer.  No dia do crime, Sheila se apresentou na delegacia de Valença, onde informou que tinha assassinado o único filho. Os policiais foram até a casa dela, na Rua Americo Pereira, onde encontraram Isac morto em uma cama, coberto com um lençol. Ainda no fim da tarde de sexta-feira, ela foi levada para a delegacia de Paulo de Frontin, onde prestou depoimento. Sheila foi liberada na manhã de sábado, porque o delegado alegou que sem mandado expedido pela Justiça, a prisão dela seria irregular. Sheila foi indiciada no homicídio triplamente qualificado. Luiz Fernando disse que o caso será investigado a partir desta semana, pelo delegado de Valença, Luiz Antônio Mattos. 
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Dois carros colidiram no início da manhã de ontem, na Avenida Joaquim Leite, no Centro de Barra Mansa, na altura do cruzamento com a Rua Andrade Figueira, próximo à Praça da Matriz. A batida envolveu um Cross Fox amarelo, placa KZK-1066, e um Corsa verde, placa LJK-7099. De acordo com o Corpo de Bombeiros, os ocupantes dos veículos só sofreram arranhões. 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------
Patrícia da Paixão Fernandes, de 28 anos, morreu na madrugada de ontem, depois de passar mal na Boate Appallosa, em Quatis. De acordo com a Polícia Militar, a jovem moradora do bairro Santa Isabel, em Barra Mansa, começou a se sentir indisposta durante a festa, e foi encaminhada imediatamente para o hospital da cidade. Na unidade, o seu quadro de saúde se complicou e ela morreu. A polícia investiga o que levou a indisposição da jovem, que culminou em sua morte. Caso foi registrado na 100ª DP (Porto Real).
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
O dono de uma pizzaria no Centro de Porto Real conseguiu deter e amarrar um homem que invadiu seu estabelecimento durante a madrugada de ontem. De acordo com a Polícia Militar, o suspeito, morador do bairro Jardim Real, entrou na pizzaria e quando o proprietário percebeu sua presença conseguiu imobilizá-lo e amarrá-lo. Os policiais foram acionados e quando chegaram já encontraram o suspeito preso. Ele foi encaminhado à 100ª DP. O rapaz foi indiciado por violação de domicilio e responderá pelo crime em liberdade, por isso, o nome dele foi preservado.
-------------------------------------------------------------------------------------------
O ônibus do Fluminense, que levava parte da deleção de volta para o Rio de Janeiro, na noite deste domingo, se envolveu em um acidente com uma van do próprio clube. O acidente ocorreu na descida da Serra das Araras, antes da praça do pedágio. O assessor de imprensa do clube, Marcos Benjamin, informou que nenhum ocupante dos dois veículos se feriu. O ônibus, mesmo com a frente bastante avariada, seguiu viagem normalmente. Alguns jogadores, como Diego Cavalieri, Carlinhos, Jean, entre outros, retornaram da partida em carros próprios, enquanto outros estavam no ônibus que serve para fazer o transporte da delegação tricolor.
----------------------------------------------------------------------------------------------------
A polícia de Volta Redonda está tentando localizar um homem identificado apenas como “Iaguinho”, suspeito do homicídio ocorrido  no fim de semana num bar da Rua A-1, no São Sebastião. A vítima foi Henrique Alexandre Alves Vieira de Souza, o “Mamão”, de 32 anos, que morava na Rua B-10, no mesmo bairro. De acordo com o registro policial, Mamão estava de costas para a entrada do bar quando foi surpreendido pelo assassino. Ele chegou a ser socorrido no Hospital São João Batista, mas não resistiu aos ferimentos.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------
Um menor de 15 anos foi apreendido no sábado, em Angra dos Reis, com quatro armas e uma grande quantidade de drogas. Segundo a Polícia Militar, ele foi encontrado no Morro da Carioca, após uma denúncia anônima. Com o adolescente, a PM apreendeu 122 sacolés de maconha, 287 de cocaína e 395 pedras de crack.
 -----------------------------------------------------------------------------------------------------
O delegado titular da 88º DP, José Mário Omena, disse ontem que instaurou inquérito para apurar denúncia de um suposto caso de homofobia em Barra do Piraí. A denúncia foi feita pelo artista plástico Kléber Cardoso, de 56 anos, e o travesti Alexsandro da Cruz de Oliveira, a "Kelly", de 25 anos. Os dois moradores do distrito de Vargem Alegre disseram que tomaram a iniciativa de denunciar ao Ministério Público, após serem incentivados por uma ativista do Movimento Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT). Eles alegam que estavam em um bar, no distrito de Dorândia, também em Barra do Piraí, quando teriam sido chamados de "viadinhos" e expulsos do estabelecimento por um dos frequentadores. O delegado foi informado que o agressor seria um homem conhecido como Baiano. Ainda de acordo com as supostas vítimas, elas saíram do estabelecimento e o autor bateu duas vezes na traseira do carro que era conduzido por Kléber. O policial disse que pela versão do artista plástico, o agressor o agarrou pelo pescoço pela janela do carro, fato que fez com que Kleber batesse em um barranco. O delegado explicou que foi informado por testemunhas que a confusão não foi porque as vítimas eram homossexuais, mas porque Kleber estava visivelmente embriagado e bateu no carro do acusado. A polícia militar esteve no local e apartou a confusão. Na ocasião, os agentes teriam levado Kléber para um teste do bafômetro. O agressor fugiu. Depois do fato Kléber resolveu denunciar os agressores e os policiais por homofobia e por isso o delegado instaurou o inquérito.